24.3 C
Manaus
15 de junho de 2025
DestaquesEntretenimento

Roda de Saberes na Casa Som Amazônia promove reflexão sobre arte, música, ciência e poesia

Evento gratuito em Manaus reúne artistas, pesquisadores e músicos para discutir caminhos de convergência e processos criativos

FOTO/DIVULGAÇÃO

No dia 04 de junho, a partir das 14h (horário de Manaus), a Casa Som Amazônia recebe uma roda de saberes que irá explorar os temas ‘Arte, música, ciência e poesia’. O evento acontece na sede da Casa e é aberto ao público, promovendo um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre artistas, pesquisadores e a comunidade local.

O encontro é parte do projeto Coração Sonoro: Uma ecoprodução da Amazônia, idealizado pela cantora, compositora e cientista social Ellen Fernandes. Além disso, conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, por meio da Lei Paulo Gustavo, e também da Casa Som Amazônia e da Nascente Sociocultural. Assim, o evento reforça o compromisso de promover a cultura e a ciência na região.

Conheça os participantes da Roda de Saberes

Ellen Fernandes é musicista, formada em Música Popular pela Faculdade de Música Souza Lima, em São Paulo. Além disso, possui pós-graduação em Música Popular pela Faccamp e mestrado em Música Popular na USP, onde pesquisou a música indígena da etnia Sateré Mawé. Ela também é formada em Ciências Sociais pela UFAM e atua como CEO da Casa Som Amazônia, promovendo ensino, mentoria artística e produção musical no Norte do Brasil.

Hadna Abreu, por sua vez, é artista visual formada pela UFAM. Desde 2009, ela atua no cenário cultural de Manaus, realizando ilustrações, pinturas em aquarela, esculturas e arte urbana. Além disso, é gestora da Manart Galeria, que valoriza a economia criativa e promove a divulgação de artistas visuais da Amazônia.

Celdo Braga é professor, poeta, músico e compositor. Com formação em Letras pela PUC-RS, ele lançou diversos CDs e livros, destacando-se por obras como Canoa, Chamando o Vento, e Água e Farinha. Atualmente, lidera o Grupo Imbaúba e é membro da União Brasileira de Escritores, contribuindo com a cena literária e musical da região.

Noemia Kazue tem formação em biologia, sendo especialista em micologia, com doutorado pela Hokkaido University, no Japão. Atua no INPA desde 2004, liderando o Grupo de Pesquisas Cogumelos da Amazônia. Seu trabalho envolve o cultivo de cogumelos comestíveis e a busca por compostos antimicrobianos de origem fúngica, além de produzir livros de divulgação científica. Assim, ela contribui para a valorização da biodiversidade amazônica e a pesquisa científica na região.

Participe e amplie seus conhecimentos

Portanto, essa roda de saberes proporciona uma oportunidade única de dialogar sobre os processos criativos e as conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Assim, promove o fortalecimento da cultura e o intercâmbio de experiências na Amazônia. Além disso, o evento reforça a importância de integrar arte, ciência, música e poesia na construção de uma sociedade mais consciente e criativa.

 

 

Leia mais

Homem é executado a tiros em frente a lanchonete no bairro Cachoeirinha

Matheus Valadares

Homem morre e outro desaparece após naufrago de embarcação no interior do Amazonas

Matheus Valadares

Irã inicia ataque contra Israel após segundo dia de explosões

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!