Neste sábado, 26 de abril, o Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito encerra a 2ª edição do Corredor Cultural, realizada ao longo de todo o mês com oficinas abertas à comunidade. A programação, totalmente gratuita, tem início às 9h, no Pagode do Quilombo (Av. Japurá, 1527 – Praça 14), com a oficina de feijoada ministrada pela quilombola Jamily Souza.
Oficinas e apresentações musicais marcam o encerramento
Logo após, às 14h, será realizada a oficina de percussão de samba e harmonia. Por fim, o encerramento acontece às 16h, com apresentações dos grupos Cocada Baré e Do Quilombo se Fez Samba Raiz.
Incentivo cultural e realização do projeto
O projeto foi viabilizado pelo Edital Macro 002/2024, do Conselho Municipal de Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, com recursos do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Manaus. Durante o mês de abril, foram oferecidas diversas atividades, tais como:
-
Oficinas de percussão e harmonia do samba-raiz
-
Ações de acessibilidade cultural
-
Contação de histórias quilombolas
-
Gastronomia afro-brasileira
Dessa forma, o projeto buscou fortalecer as tradições quilombolas e promover o acesso à cultura.
Comunidade quilombola fortalece tradições após 135 anos de resistência
Com a participação de 160 pessoas, o evento reforçou a cultura da comunidade, que resiste há mais de um século na Praça 14. Segundo a produtora Rafaela Fonseca, o saldo da edição foi bastante positivo:
“Esta edição superou a primeira, ainda limitada pela pandemia. Mesmo sem inscrições prévias, tivemos grande envolvimento desde o dia 5. Portanto, esperamos uma terceira edição para ampliar ainda mais esses saberes.”
Participante relata transformação no olhar sobre o quilombo
Magno Rodrigo Paz, que participou das oficinas de gastronomia, relatou:
“Além do valor cultural, o projeto impulsiona o turismo, mostrando nossa realidade. Antes, eu era apenas um espectador. Depois, tornei-me estudioso e, atualmente, sou um participante ativo — hoje, minha compreensão vai muito além.”
Programação do dia 26/04 (sábado)
🕘 9h | Oficina de Feijoada – com Jamily Souza
🕑 14h | Oficina de Percussão e Harmonia de Samba-Raiz
🕓 16h | Show: Do Quilombo se Fez Samba Raiz
🕔 17h | Show: Cocada Baré
Informações:
📲 Redes sociais: @rdsdo_quilombo | @quilombourbano
📸 Créditos: @rafaela9silva94 | @andarilha_