24.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2026
Brasil

Rompimento em barragem retira 2 mil pessoas de casa

Duas mil pessoas deixaram as suas casas neste sábado (22) em Jati, no Ceará, após o rompimento da tubulação de uma barragem do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.

O trecho em que ocorreu o rompimento foi inaugurado no dia 26 de junho. Mas o incidente aconteceu um dia depois da abertura de uma comporta que leva água de Jati para o sistema de abastecimento chamado Cinturão das Águas do Ceará. O rompimento ocorreu pela forte pressão das águas.

O Ministério do Desenvolvimento Regional emitiu uma nota informando que não há feridos e que todas as famílias do entorno foram evacuadas preventiva e temporariamente de seus lares. Além disso, nesta manhã o ministro da pasta foi até o local acompanhado de outros integrantes do governo e do governador do Ceará para analisar a situação.

Estrutura da barragem não foi comprometida com rompimento da tubulação Foto: PR

Ainda segundo a pasta, o rompimento da tubulação não colocou em risco a estrutura da barragem. O comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel Eduardo Holanda, reafirma.

– Nesse momento a gente já pode passar para a população que a situação está sob controle e que não há risco eminente. A gente vai avaliar ainda a necessidade de retirada daquela comunidade mais próxima à barragem mas sob um caráter absolutamente preventivo. Não tem uma situação crítica no que se refere à segurança do equipamento – tranquilizou.

Leia mais

Adriano Imperador denuncia golpe contra a mãe e faz alerta nas redes sociais

Matheus Valadares

Polícia investiga possível aparição de crianças desaparecidas do Maranhão em hotel de São Paulo

Matheus Valadares

Queda de raio em ato de Nikolas Ferreira causa pânico e deixa feridos em Brasília

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!