A culinária amazônica tem um novo endereço em Manaus, a partir de agora, com a inauguração do restaurante ‘Sagrado Peixe’. O empreendimento do Grupo Engenho fica na Avenida Cosme Ferreira, no Coroado, na zona leste, e conta com um cardápio que reúne os peixes mais apreciados no Amazonas e no Pará, sendo servidos em um espaço cuja arquitetura foi pensada para acolher toda a família.
O ‘Sagrado Peixe’ foi inaugurado na noite de segunda-feira (06/01), em um evento beneficente com show da cantora Márcia Siqueira – que doou o cachê em prol da ação. A inauguração solidária arrecadou R$ 18 mil, que foram doados a dois projetos sociais focados em atender pessoas em vulnerabilidade social: o Instituto Transformando Vidas, do Colônia Antônio Aleixo, e a escolinha de futebol Estrela do Norte, do bairro São José.
“Para a gente foi uma felicidade enorme abrir as portas nesse evento social, com a presença de mais de 150 pessoas. Estamos muito felizes, o cardápio ficou maravilhoso, a casa está linda e estamos confiantes. A gente espera que as pessoas se sintam abençoadas, que seja um lugar sagrado, de contemplação da gastronomia e da culinária amazônica”, disse o sócio-diretor do Grupo Engenho, Sidney Dutra.
O projeto do ‘Sagrado Peixe’ começou a ser desenvolvido há dois anos e somou investimentos de mais de R$ 1 milhão. É o sétimo empreendimento do Grupo Engenho no Amazonas, mas o primeiro focado na culinária regional. O espaço tem capacidade para servir 150 pessoas simultaneamente e conta com três brinquedotecas, um jardim natural na parte central do empreendimento e uma área reservada para eventos e reuniões, com capacidade para até 35 pessoas.
Entre os itens principais do cardápio está o tambaqui, que ganha uma apresentação especial no prato “Sagrado Peixe”, servido em um recipiente em formato de canoa e projetado para compartilhar com até 10 pessoas. Além disso, outros peixes, como pirarucu, matrinxã e jaraqui, além do filhote, tradicional no estado do Pará, também fazem parte do menu.
Diretor do Grupo Engenho, o empresário Rogério Perdiz destaca que o restaurante será um espaço de contemplação dos sabores amazônicos, com opções de café da manhã regional e refeições.
“Pensamos num componente que pudesse atender uma enorme gama de desejos e experiências gastronômicas. É um projeto pensado para a família. Temos três brinquedotecas – a baby, a infantil e a teen –, cada uma com elementos de interação diferente direcionada para a faixa etária. Um jardim natural, que dá um toque especial. São muitos elementos, cada um pensado de forma a acolher o público que vem fazer sua refeição, para que seja um momento prazeroso e que as pessoas se sintam em casa”, disse.
Com o empreendimento, foram criados 42 empregos em Manaus, entre profissionais de variados segmentos, como cozinheiros e garçons. A equipe está contratada há dois meses e vinha sendo treinada em outras unidades do Grupo Engenho na cidade.
O restaurante ‘Sagrado Peixe’ vai funcionar todos os dias, das 7h às 21h, oferecendo café da manhã, almoço e café da tarde. O espaço fica ao lado do Vitória Supermercados, na Avenida Cosme Ferreira, bairro Coroado. Reservas para o espaço de eventos devem ser feitas pelo telefone (92) 3019-4939.
Inauguração solidária beneficia mais de 240 crianças
A inauguração solidária é uma marca do Grupo Engenho. Com o restaurante ‘Sagrado Peixe’, a ação conseguiu arrecadar recursos que vão auxiliar dois projetos sociais que atuam em bairros da zona leste de Manaus, beneficiando mais de 240 crianças e adolescentes. Os responsáveis pelas instituições receberam os cheques simbólicos, na noite de segunda-feira, das mãos dos empresários e diretores do grupo, Rogério Perdiz e Sidney Dutra.
Responsável pelo Instituto Transformando Vidas, o pastor Paulo Arruda agradeceu a iniciativa e disse que ela veio em boa hora. O projeto atende cerca de 140 crianças e adolescentes em idade escolar na comunidade Buracão, no bairro Colônia Antônio Aleixo, com atividades educacionais nas áreas de informática, música e esporte.
“Esse apoio que nós estamos recebendo está chegando numa hora muito oportuna. A gente sempre tem a dificuldade com alimentação e estamos recebendo esse recurso que vai ser muito importante para as crianças, durante um bom período desse ano de 2025. Foi uma benção muito grande para nós”, destacou Arruda.
Outro beneficiado foi o projeto da Escolinha de Futebol Estrela do Norte, que atende mais de 100 crianças e adolescentes do bairro São José, com aulas de futebol que visam desenvolver e identificar novos talentos do esporte. “Esse apoio vai ser fundamental para que a gente consiga manter o projeto nessa área da cidade que é tão carente. Estamos desenvolvendo nossas crianças, formando atletas e afastando eles da violência”, salientou Erlan Monteiro, que é responsável pelo projeto.
O empresário Rogério Perdiz destacou que as inaugurações solidárias são uma forma de retribuir o acolhimento da população manauara aos empreendimentos do Grupo Engenho. “Somos muito gratos. Em todas as operações que abrimos, o público nos acolhe e essa é uma forma de retribuir a cidade de Manaus. A gente pesquisou na zona leste e encontrou essas duas entidades de apoio assistencial que estavam precisando e a gente acredita nesses projetos. Fazer essa doação é uma forma de ajudar essas entidades e motivar outros empresários a fazerem a mesma coisa”, enfatizou.