9 de janeiro de 2026
DestaquesMundo

Saída dos EUA da UNFCCC e do Fundo Verde do Clima preocupa ONU

A decisão dos Estados Unidos de deixar dezenas de organismos multilaterais, incluindo a Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e o Fundo Verde do Clima (GCF), terá impactos globais e será especialmente prejudicial aos próprios norte-americanos. A avaliação é do secretário-executivo da UNFCCC, Simon Stiell, que classificou a medida do governo Donald Trump como um “gol contra colossal”.

Segundo Stiell, o afastamento da cooperação climática e da ciência pode afetar negativamente a economia, os empregos e o padrão de vida nos EUA, em um contexto de intensificação de incêndios florestais, enchentes, secas e mega tempestades. Para ele, a saída também tende a elevar os custos de energia, alimentos, transporte e seguros no país.

Organizações como o Instituto Talanoa avaliam que o regime climático multilateral segue em funcionamento, mas alertam para uma queda imediata no financiamento climático internacional. A reação de outros países e o surgimento de novas lideranças serão decisivos para evitar retrocessos maiores na governança climática global.

 

Leia mais

Chaiany e Jordana protagonizam discussão nas Casas de Vidro

Matheus Valadares

FAF divulga arbitragem da 1ª rodada do Campeonato Amazonense 2026

Matheus Valadares

BBB 26: conheça os candidatos da Casa de Vidro da Região Norte

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!