30.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
CidadeDestaques

Samu Manaus alcança excelência no atendimento a suspeitas de AVC

Aumento na identificação e redução do tempo de atendimento são destaques

FOTO/DIVULGAÇÃO

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da Prefeitura de Manaus, portanto, melhorou significativamente a qualidade do atendimento a pessoas com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em 2024, por exemplo, o Samu aumentou em 62,1% a identificação de pacientes com sintomas suspeitos de AVC. Além disso, houve uma redução de 27,2% no tempo de atendimento na cena, o que ajuda a minimizar sequelas.

Os dados mencionados são referentes aos atendimentos realizados em 2024, ano em que o Samu estabeleceu como meta obter o selo Diamante do EMS Angels Awards. Essa certificação, como resultado, representa o mais alto nível internacional, reconhecendo a excelência no atendimento pré-hospitalar a pacientes com suspeita de AVC.

Eduardo da Silva Júnior, gerente técnico do Samu e médico emergencista, enfatiza que o AVC pode ser fatal ou causar sequelas graves. Por isso, o diagnóstico correto e o encaminhamento rápido para hospitais adequados são cruciais.

“Medidas eficazes garantem que o paciente receba atendimento rápido e de qualidade. Assim, o selo Diamante é uma conquista do esforço coletivo, envolvendo educação permanente das equipes e melhorias nos processos de trabalho”, explica Eduardo.

Ademais, a reestruturação do processo começou com o atendimento telefônico. Profissionais da Central de Regulação médica, por sua vez, identificam casos suspeitos de AVC, priorizando o atendimento das ambulâncias.

“Cada minuto de isquemia cerebral resulta na perda de dois milhões de neurônios. Consequentemente, isso gera consequências negativas para o paciente e seus familiares, além de impactar o sistema de saúde”, alerta Eduardo.

Além disso, os dados do Samu mostram um aumento na identificação de casos tanto no atendimento telefônico quanto pelas equipes de ambulância. Em 2024, 99% dos pacientes tiveram a hora de início dos sintomas registrada.

Com o selo Diamante, o Samu, portanto, continua a trabalhar para manter a certificação e oferecer um atendimento de qualidade à população. Importante ressaltar que o Samu é auditado a cada três meses; assim, a queda na qualidade dos indicadores pode resultar na perda do selo.

Em 2024, o Samu Manaus registrou 891 chamadas classificadas como suspeita de AVC. O AVC, como se sabe, ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro se rompem ou são entupidos, resultando em paralisia cerebral. Portanto, o diagnóstico e tratamento rápidos aumentam as chances de recuperação.

Eduardo observa que o AVC frequentemente se manifesta de forma súbita. Assim, sintomas como fraqueza muscular e dificuldade de fala são sinais de alerta, especialmente em pessoas com fatores de risco.

Por fim, o trabalho desenvolvido pelo Samu Manaus teve reconhecimento na 3ª edição da Mostra “Manaus, Aqui Tem SUS”, onde conquistou o primeiro lugar na categoria de Apresentação Oral. A experiência apresentada, portanto, destacou a busca pela excelência no atendimento a pacientes com AVC.

“A premiação evidencia, assim, a importância do trabalho do Samu na rede municipal de saúde. Em suma, a atenção integrada é fundamental para qualificar o atendimento”, conclui Eduardo.

Leia mais

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Corpo é encontrado em área vermelha da comunidade Valparaíso

Matheus Valadares

Professor da UFRJ se manifesta após ameaça à filha de Roberto Justus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!