14 de setembro de 2025
Polícia

Seap inicia ‘Mutirão de Saúde’ no Centro de Detenção Provisório Masculino 2

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou nesta segunda-feira (29/06), um ‘Mutirão de Saúde’ no Centro de Detenção Provisório Masculino II (CDPM 2), localizado no Km 08 da BR 174 (Manaus-Boa Vista), em parceria com a cogestora Embrasil Serviços. Essa é a segunda campanha de atendimento clínico geral realizado na unidade.

A ação, acompanhada pela Coordenação de Saúde do Sistema Penitenciário do Amazonas (CSSPAM), teve início no pavilhão seis inferior. A finalidade é alcançar toda a massa carcerária para avaliação e identificação das condições físicas e de saúde dos apenados a fim de manter os controles de enfermagem e médico da unidade atualizados.

A coordenadora de saúde da Seap, Alyne Botelho, observa os benefícios da ação. “A Seap tem buscado realizar esses mutirões de saúde de forma periódica, benéficos tanto para o interno, que pode descobrir uma doença preventivamente para tratá-la, quanto para todo o ambiente carcerário, principalmente nesse período com ameaça do novo coronavírus ainda presente na sociedade em geral”.

O atendimento médico, que se estenderá durante toda a semana, consistirá em atendimento clínico para avaliação e encaminhamento para especialistas e ainda, realização de exames fora do ambiente prisional, assim como, a prescrição de medicamentos. Na avaliação com a enfermagem, deverá ser realizado testes rápidos para identificação do vírus da AIDS (HIV), Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

“É muito importante o atendimento clínico geral com os internos, pois nessas consultas, é possível fazer a identificação de problemas para tratamentos futuros e caso seja necessário, o interno poderá ser levado para ser atendido por médicos especialistas fora da unidade e assim, garantir que cada um deles receba um tratamento humanizado e adequado”, declarou o diretor da unidade, Jean Carlo.

O diretor informou ainda que para esta ação, foi formada uma equipe com um médico clínico-geral, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, além de agentes de ressocialização que atuarão nos procedimentos de segurança e movimentação dos reeducandos.

Leia mais

Serial killer de Tefé é achado morto em caso de cemitério clandestino e necrofilia

Matheus Valadares

Populares espancam ‘Lorão’ após ser acusado de roubos em Maués

Matheus Valadares

Famílias protestam por vigilantes presos por deter suspeito em Manacapuru

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!