25.3 C
Manaus
21 de maio de 2024
CidadeDestaques

Seas beneficia 1.630 famílias com frutas e verduras

Foto: Kerolyn Leigue/Seas
Foto: Kerolyn Leigue/Seas

Com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia causada pelo novo coronavírus nos grupos sociais em situação de risco, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) entregou, nesta quarta-feira (20/05), 16 toneladas de alimentos a 74 entidades socioassistenciais.

São frutas, verduras e legumes que serão repassadas pelas entidades a 1.630 famílias em situação de vulnerabilidade social. Com esta iniciativa, o Governo do Amazonas, por meio de articulação que envolve a Seas, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), busca atender as necessidades nutricionais de pessoas que se encontram em situação de risco frente à Covid-19.

Presente na Central de Abastecimento da ADS, localizada na rodovia Manuel Urbano (Km 02), no município de Iranduba, a secretária executiva da Seas, Michelle Bessa, que representou a titular Marcília Costa, afirmou: “Esta já é a nona entrega feita pelo Governo do Estado para contemplar famílias que estão enfrentando muitos desafios nesse contexto de pandemia. Essa iniciativa tem um impacto social muito positivo nesse momento”, frisou.

A oferta de alimentos também se estende às bases emergenciais de acolhimento provisório que a Seas coordena e que funcionam na Arena Amadeu Teixeira, Centro de Convivência Maria de Miranda Leão e no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Braga, atendendo pessoas em situação de rua durante a pandemia.

As entregas de alimentos, que acontecem às quartas-feiras, iniciaram no dia 1º de abril e de lá para cá, já foram repassados o volume total de 186 toneladas de produtos regionais, entre os quais abacaxi, banana, mamão, cheiro verde, couve, feijão de metro, limão e outros. Alimentos prontos como pé de moleque, sucos de frutas regionais, doces e salgados também são revertidos para as bases emergenciais de acolhimento provisório da Seas.

Produção regional – Os produtos regionais são o resultado do esforço de produtores, associações, cooperativas, agroindústrias e feirantes da capital e do interior, que são cadastrados no programa Amazonas Solidário. O Governo do Estado adquire a produção e a disponibiliza para grupos sociais vulneráveis com a mediação da Seas, Sejusc e FPS, que cadastram e fazem o repasse dos produtos regionais.

“Uma ajuda mais que bem-vinda”. É assim o presidente da Associação de Catadores de Reciclagem (ACR), Hamilton dos Santos Silva, define o apoio que recebe num momento em que o trabalho está escasso. O galpão onde sua associação atua fica na comunidade União da Vitória, na zona Norte de Manaus. “É de suma importância o que Governo do Estado está fazendo. As nossas atividades estão todas paradas e essa ajuda que nós estamos tendo é muito gratificante porque vai beneficiar 23 famílias associadas”, frisa.

Leia mais

Auxílio Reconstrução: governo lança site para cadastro das famílias

Matheus Valadares

TCE-AM bloqueia bens do prefeito de Itamarati após ignorar decisão que suspendia show de Marília Tavares

Matheus Valadares

Flávio Dino mantém afastamento de desembargadores do TRF4

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais