Por conta das secas de rios no Amazonas, mais três municípios decretaram situação de emergência. A estiagem vem dificultando o abastecimento e transporte em diversos municípios do estado e nesta sexta-feira (21) foram publicados decretos de emergência em Envira, Itamarati e Tonantins.
Em Envira o prefeito Paulo Matos declarou a situação de emergência pelo período de 90 dias por conta da vazante dos rios Envira, Taraucá Alto e Baixo e Juruá, que têm possibilidade de estiagem severa.
O prefeito em exercício de Itamarati, Maqcharles Lobo, decretou a situação de emergência no município por 180 dias, por conta da estiagem do rio Juruá, com risco eminente de um desastre, além de ser um fenômeno natural.
A situação de emergência em Tonantins também foi decretada pelo período de 180 dias. No município 23 comunidades rurais e a zona urbana estão tendo dificuldades para obter água potável, contando com suporte da prefeitura.
Com a situação de emergência os municípios mobilizam todos os recursos e esforços para suprir as necessidades da população afetada pela seca dos rios.