9 de janeiro de 2026
AmazonasDestaques

Seca dos rios: mais três municípios decretam situação de emergência no Amazonas

Por conta das secas de rios no Amazonas, mais três municípios decretaram situação de emergência. A estiagem vem dificultando o abastecimento e transporte em diversos municípios do estado e nesta sexta-feira (21) foram publicados decretos de emergência em Envira, Itamarati e Tonantins.

Em Envira o prefeito Paulo Matos declarou a situação de emergência pelo período de 90 dias por conta da vazante dos rios Envira, Taraucá Alto e Baixo e Juruá, que têm possibilidade de estiagem severa.

O prefeito em exercício de Itamarati, Maqcharles Lobo, decretou a situação de emergência no município por 180 dias, por conta da estiagem do rio Juruá, com risco eminente de um desastre, além de ser um fenômeno natural.

A situação de emergência em Tonantins também foi decretada pelo período de 180 dias. No município 23 comunidades rurais e a zona urbana estão tendo dificuldades para obter água potável, contando com suporte da prefeitura.

Com a situação de emergência os municípios mobilizam todos os recursos e esforços para suprir as necessidades da população afetada pela seca dos rios.

Leia mais

Danilo Gentili é detonado nas redes sociais após piada sobre queda de Bolsonaro

Matheus Valadares

Petro afirma que ameaça militar dos EUA contra a Colômbia é “real” e critica políticas de Trump

Matheus Valadares

Amazonas FC divulga valores dos ingressos para a estreia no Barezão 2026

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!