O governo federal teve que a seca dos rios neste ano deixe Manaus isolada do ponto de vista logístico em 22 dias. A situação foi discutida entre técnicos nessa segunda-feira (2), no Palácio do Planalto.
A estiagem está ameaçando o transportve de mercadorias por via fluvial, afetando diretamente 2,3 milhões de manauaras. A principal preocupação do governo é com a estocagem de combustíveis. Outros itens, como remédios, por exemplo, são leves e podem ser transportados de avião em caso de emergência.
Outra possibilidade seria levar combustíveis até Itacoatiara, região metropolitana de Manaus. O trajeto do mar até a cidade pelo rio teria menos chances de se comprometer ate a capital.
Atualmente, o problema ambiental causado pelas queimadas na Amazônia, Pantanal e São Paulo é a principal mobilização do Palácio do Planalto. O presidente Lula cogitou uma reunião com os governadores na semana passada, mas o governo federal ainda não fechou uma proposta a ser apresentada aos chefes de governo estadual.