A procura pela imunização contra Influenza tem baixa adesão na cidade de Manaus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). São quatro grupos prioritários. A imunização de crianças, até o momento, registrou a aplicação de 89.247 doses da vacina. Com isso, ao menos 100 mil crianças continuam desprotegidas. A campanha encerra no dia 30 de junho.
Devem receber a vacina gestantes, mães no pós-parto até 45 dias (puérperas), adultos de 55 a 59 anos e crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias.
A chefe da Divisão de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Isabel Hernandes, explica que o alerta é mais uma medida para estimular a procura pela vacina entre os quatro grupos prioritários.
“Mesmo com a prefeitura, por meio da Semsa, mantendo 140 postos de vacinação distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural, de segunda a sexta-feira, e uma mobilização em um sábado com 173 locais para a vacinação exclusiva de crianças, muitos pais e responsáveis ainda não levaram os filhos para a imunização contra a influenza”, disse.
A enfermeira disse que Semsa organizou a oferta de vacinas nos 140 postos de forma a evitar o risco de disseminação da Covid-19, com as medidas de segurança necessárias para atender a população.
Campanha
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2020 foi iniciada em 23/3, em Manaus e tem como meta vacinar 90% de cada público alvo, o que inclui os grupos: de idosos a partir de 60 anos; crianças com idade de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; Pessoas com Deficiência (PcDs); gestantes; mães no pós-parto até 45 dias (puérperas); trabalhadores da saúde; professores; pessoas de 55 a 59 anos de idade; trabalhadores de transporte coletivo; indígenas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; profissionais das forças de segurança e salvamento na ativa; portuários, trabalhadores de transporte coletivo; e caminhoneiros.
Em relação aos idosos, que foram imunizados pelas equipes nas residências e por meio da estratégia de drive-thru, a meta da campanha foi ultrapassada, atingindo 142,69% do público estimado pelo Ministério da Saúde.
A lista com o endereço dos 140 postos de vacinação pode ser acessada no site da Semsa. Além de Unidades de Saúde, alguns postos estão instalados em locais estratégicos, como escolas, associações de moradores e o Parque Municipal do Idoso, na zona Centro-Sul.
A vacina disponível na campanha é trivalente e protege contra os vírus da influenza A (H1N1), da influenza B e da influenza A (H3N2).