25.3 C
Manaus
21 de abril de 2025
DestaquesEducação

Secretaria de Educação abre inscrições para Provão Eletrônico em Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo

FOTOS: Divulgação/Secretaria de Estado de Educação e Desporto

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto abre, nesta segunda-feira (20/03), as inscrições para o Provão Eletrônico nos municípios de Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo (respectivamente distantes 57 e 117 quilômetros de Manaus). Os interessados devem se matricular de forma on-line, pelo link http://examesupletivo.seduc.am.gov.br/, ou presencialmente nos respectivos municípios, até o dia 24 de março.  As avaliações serão realizadas entre os dias 27 e 31 de março

Para realizar as inscrições de maneira presencial, os estudantes devem se dirigir às Coordenadorias Regionais de Educação, no município. A última aplicação do Provão Eletrônico em Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo contou com a participação de mais de 550 estudantes.

Os municípios integram o cronograma desenvolvido pela Gerência do Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), da Secretaria de Educação. A expectativa é que o Provão seja realizado em 15 cidades do interior até o final do primeiro semestre deste ano, com 6 mil vagas disponibilizadas.

Locais de prova

As provas serão realizadas na Escola Estadual Rio Preto da Eva, em Rio Preto da Eva, e na Escola Estadual Maria Calderaro, em Presidente Figueiredo. Para a gerente do Gaeed, Kátia Menezes, a realização do Provão é uma oportunidade única para aqueles que não puderam concluir o processo de escolarização na idade certa.

“O Provão representa o encerramento de um ciclo e, com ele, a abertura de um novo leque de possibilidades. O diploma pode representar uma nova colocação no mercado de trabalho, por exemplo. O nosso objetivo é proporcionar a melhoria na condição de vida dos participantes.”

Documentação

Na data da realização da prova, o candidato deverá se dirigir ao local escolhido, munido do comprovante de agendamento e do RG e CPF originais. Os candidatos precisam ter, no mínimo, 15 anos para fazer o Provão Eletrônico para o Ensino Fundamental, e 18 anos para o Ensino Médio.

Sobre a prova

Com quantidades distintas de disciplinas, as provas do Ensino Fundamental e Médio contam com oito e 12 componentes curriculares, respectivamente. Cada componente tem 20 questões, e o aluno, no processo de agendamento, pode solicitar a realização de até quatro disciplinas por turno.

As disciplinas que constam no edital do Provão do Ensino Fundamental são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Arte. E, nas provas do Ensino Médio, a grade permanece, porém, com a exclusão de Ciências, e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia.

Para ser aprovado, é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0.  Todo o conteúdo programático está disponível no mesmo site da inscrição, examesupletivo.seduc.am.gov.br.

Em caso de aprovação em todos os componentes curriculares, o candidato deve solicitar o certificado por meio do e-mail gaeed@seduc.net, ou na coordenadoria regional de educação do seu município.

Números do Provão Eletrônico

Desde a implantação do Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), em 2008, a Secretaria de Educação e Desporto já atendeu mais 344 mil candidatos, entre estudantes da capital e interior.

No mês de abril, os municípios de Parintins e Tefé serão os próximos  a realizarem mais uma aplicação do Provão Eletrônico. Em 2022, mais de 12 mil alunos do interior do estado realizaram a avaliação.

via assessoria

Leia mais

Repórter da Band quase tem celular furtado ao vivo na Faria Lima

Marcilon Souza

Homem com HIV é preso por estuprar adolescente após marcar encontro pelas redes sociais

Marcilon Souza

Caprichoso apresenta álbum e enche de orgulho a nação azul no Zeca Xibelão

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!