32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
DestaquesEducação

Secretaria de Educação inicia coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar

FOTOS: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início à coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar 2023, que segue até o dia 11 de março. Todas as redes de ensino do país precisam enviar a declaração dos dados ao Sistema Educacenso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O módulo “Situação do Aluno” é a fase na qual devem ser informados os dados de rendimento e movimento escolar alcançados pelos estudantes declarados no Sistema Educacenso, durante a 1ª etapa da coleta (matrícula inicial). Desta forma, na última semana de fevereiro, a rede estadual do Amazonas iniciará o processo de migração do rendimento e movimento escolar de 2023 do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam) para o Inep.

Cabe destacar que esses dados são utilizados para o cálculo da taxa de rendimento (aprovação, reprovação e abandono) e da taxa de não resposta calculadas pelo Inep e divulgadas anualmente no pelo órgão federal.

Além disso, as taxas de rendimento escolar compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), como explicou a coordenadora do Censo Escolar, Darlene Guimarães de Melo.

“O Ideb é um indicador de qualidade educacional, divulgado a cada dois anos. Com isso, em2024, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep divulgarão as taxas de aprovação aferidas no Censo Escolar, juntamente com os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, dados estes utilizados para monitorar o desempenho das escolas e das redes de ensino”, pontuou a coordenadora. 

Censo Escolar

 Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar, é coordenada pelo Inep e realizada, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.

Leia mais

Adolescente ataca alunos com facadas e deixa criança morta no Rio Grande do Sul

Matheus Valadares

Operação da Polícia Civil recupera em Coari e Manacapuru 32 motos roubadas

Matheus Valadares

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!