27.3 C
Manaus
21 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Secretaria de saúde de Manaus pede mais prazo para informar sobre vacinação

A Secretaria Municipal Saúde de Manaus pediu um prazo maior ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para dar informações sobre o início da vacinação contra a Covid-19 na capital, a lista com os já vacinados, o número de vacinas existentes e o plano de vacinação.  Em ofício enviado nesta quinta-feira (21), a SEMSA pede que o prazo de 24h (que terminaria hoje), seja estendido até a próxima segunda-feira, dia 25.

O documento enumera motivos para a demora na divulgação, e afirma que a Secretaria de Estado do Amazonas (SES-AM) entregou a Manaus apenas 40.072 doses para o grupo inicial prioritário de Manaus, que é composto por 56.618 pessoas.

Problemas no sistema 

A SEMSA ustifica que sistema operacional do governo federal para vacinação está apresentando instabilidade para registro e consulta dos vacinados, e que utilizou formulário próprio para registrar, manualmente, as informações sobre os vacinados, devido à falha do sistema do Ministério da Saúde em gerar relatórios com tais informações.

Logística e distribuição

Ainda conforme a SEMSA, as vacinas chegaram na noite do dia 18, cujo “recebimento e logística de armazenamento inicial, da totalidade das vacinas, se deram por gestão do Estado do Amazonas (SEAS/FVS), em que, após a conferência no PNI ESTADUAL, foi entregue o número de 39.603 doses, complementadas em 20.01.2021, no total previsto de 40.072 doses”..

A secretaria afirma, ainda, que Manaus “constatou a impossibilidade de vacinar todos os trabalhadores da saúde” após o recebimento das doses, “reprogramando sua vacinação local e solicitando ao estado do Amazonas, também a sua reprogramação, já que seria impossível vacinar o número total previsto”.

O documento é assinado pela titular da pasta, a secretária de saúde Shádia Fraxe, e pela Subsecretária de Gestão Administrativa de Planejamento, Aline Rosa Martins Freire Costa.

Leia mais

Terceiro suspeito de matar psicólogo é preso em Manaus

Matheus Valadares

Amazonas vence Volta Redonda por 1 a 0 e encerra série de derrotas na Série B

Matheus Valadares

Eduardo Braga lidera ampliação do Minha Casa Minha Vida e leva 5 mil famílias à casa própria

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!