Nesta segunda-feira (14), o prefeito de Presidente Figueiredo exonerou Cláudio José Ernesto Machado, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. O afastamento ocorreu, primeiramente, após ele ser flagrado, em março, supostamente trocando produtos de embalagens em uma loja da Havan, em Manaus. A Secretaria Municipal de Comunicação, por sua vez, confirmou a exoneração ao g1.
Ademais, o incidente dentro da loja foi registrado no vídeo “Amostradinhos do Mês”. Esse vídeo, que a Havan compartilha mensalmente nas redes sociais, mostra supostos furtos em suas unidades pelo Brasil.
Além disso, a Havan informou que, desde agosto de 2023, publica o quadro “Amostradinhos do Mês”. Nesse quadro, a empresa apresenta registros de ocorrências nas megalojas, ressaltando que as câmeras de segurança capturam os casos.
A empresa também esclareceu que, quando possível, os seguranças abordam os suspeitos no momento da ação. Caso a abordagem não seja viável, os seguranças acionam os órgãos de segurança. Quando não há tempo para a abordagem, a equipe registra a situação na delegacia com um boletim de ocorrência, e, assim, a Polícia Civil abre um inquérito policial.
Por fim, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou que o caso do “Engenheiro Machadão” está registrado no 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Os investigadores, após concluírem o inquérito, o encaminharam à Justiça.
De acordo com a Prefeitura de Presidente Figueiredo, a publicação da exoneração de Cláudio Machado sairá na edição do Diário Oficial do Município (DOM), prevista ainda para hoje.
Secretário de Presidente Figueiredo se defende da acusação de roubo em loja da Havan