26.3 C
Manaus
18 de abril de 2024
Amazonas

Sefaz e Secretaria de Educação e Desporto firmam parceria para treinar servidores para operar o novo Siged

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) firmou parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto para capacitação de servidores das secretarias estaduais a fim de implantar o novo Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged).

A secretária de Assuntos Administrativos da Sefaz-AM, Alana Valério, solicitou que fosse feito um curso na modalidade de ensino a distância (EaD) para compartilhar o sucesso de implantação do novo sistema na pasta, possibilitando assim que os servidores sejam capacitados a operar a nova ferramenta. “Essa parceria com a Secretaria de Educação é oportuna pelo compartilhamento do Centro de Mídias, onde vamos produzir várias peças de comunicação, como tutoriais que vão orientar os usuários do Siged para o melhor uso da ferramenta”, disse Alana.

O Siged foi criado pelo Decreto nº 42.727, de 8 de setembro de 2020, e oficializado pelo governador Wilson Lima como sistema oficial no âmbito do Poder Executivo estadual para prestar suporte tecnológico ao Sistema de Arquivos e Gestão de Documentos do Estado do Amazonas (Saged-AM), para autuação, produção, tramitação e consulta de processos administrativos eletrônicos no âmbito da Administração Pública do Estado, tornando também mais eficiente e econômica a comunicação entre os órgãos do governo.

Ferramenta – Desenvolvido e cedido gratuitamente pela Sefaz-AM, o Siged será de utilização obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta, autarquia e fundações, sendo facultativo às empresas estatais. A implantação será gradativa, com prazo máximo de oito meses.

A equipe do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) desenvolve o Siged desde 2011, a partir do sistema cedido pelo governo de Minas Gerais. Porém, a versão amazonense do sistema foi completamente customizada para a realidade da Sefaz-AM e dos órgãos estaduais.

A equipe é capitaneada pelo chefe do Detin, Rodrigo Albuquerque, e composta pelos analistas de TI, Adriano Gomes, Wilson Rocha, Dennys Lyo Santos, Julimar Rian, e pelo gerente de Negócios e Desenvolvimento, Alexandre Guimarães.

Segundo a Sefaz, atualmente 15 órgãos estaduais já avançaram na implantação do Siged. Entre eles estão o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nestes, os processos já rodam eletronicamente, eliminando o papel e conferindo mais segurança na tramitação.

“Nossos técnicos da Tecnologia da Informação desenvolveram essa importante ferramenta de gestão, na qual os processos são tratados de forma digital, o que confere maior segurança, além de eliminar o uso de papel e trazer maior agilidade e economicidade à tramitação dos documentos, gerando assim mais eficiência aos serviços prestados à população”, informa o secretário de Fazenda, Alex Del Giglio.

Leia mais

Homem cria perfil falso nas redes sociais para estuprar adolescente em Rio Preto da Eva

Matheus Valadares

Prefeitura promove capacitação para profissionais da saúde em Presidente Figueiredo

Central de Jornalismo 2

VÍDEO: Jovem é cruelmente assassinado por irmãos no município de Envira

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais