Um aluno de 14 anos foi impedido de entrar na escola estadual São José, em Boa Vista, Roraima, por estar de chinelo. O caso aconteceu na segunda-feira (27) e foi denunciado pela mãe na Polícia Civil.
A mãe do adolescente contou que o filho foi à escola de chinelo porque o tênis rasgou e ela aguarda o pai dele pagar a pensão para comprar um novo par de calçados.
Ao chegar à escola, a orientadora disse que o aluno não poderia entrar porque estava com o uniforme inadequado. O garoto tentou explicar a situação, mas a orientadora debochou e disse que “era problema dele”, segundo relatou a mãe. Outro aluno também foi impedido de assistir a aula por estar de chinelo
A mãe do menino foi até a escola para buscar o filho e explicou a situação financeira da família, mas ainda assim o menino não pôde entrar, então a Polícia Militar foi acionada. Entretanto, os agentes também informaram que não poderiam fazer muita coisa e orientaram que um Boletim de Ocorrência fosse registrado.
Ainda segundo a mãe, a orientadora pediu que o caso não fosse levado à polícia, caso contrário negaria que o caso aconteceu.
Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou que deve adotar medidas em relação a conduta da servidora, “uma vez que não há nenhuma orientação por parte da Secretaria, nem por parte de nenhuma instituição de ensino da rede para impedir a entrada de estudantes nas unidades de ensino em razão de fardamento escolar”.