24.3 C
Manaus
15 de junho de 2025
CidadeDestaques

Semana de museus em Manaus encerra com programação diversa e sucesso na participação ativa da comunidade

Evento promovido pela Prefeitura de Manaus e Fundação Manauscult destacou o futuro dos museus, promovendo cultura, educação e interação na capital amazonense

A 23ª Semana Nacional de Museus em Manaus terminou com sucesso neste domingo, 18, após uma semana repleta de atividades culturais e educativas. Coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a iniciativa mobilizou diversos espaços culturais da cidade, promovendo o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A abertura ocorreu na segunda-feira, 12/5, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado no centro histórico, com a exposição “Yupirungawa”, da artista Carla Palácio. Essa mostra apresentou releituras das ilustrações da expedição do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, reinterpretadas sob um olhar amazônico. Em seguida, os visitantes participaram de uma oficina de pintura conduzida pela própria artista, promovendo uma experiência artística interativa.

Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista

Ao longo da semana, a programação se espalhou por diversos espaços culturais de Manaus. Dessa forma, ela iniciou pela Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, o Centro Cultural Óscar Ramos e a Praça Dom Pedro II. As atividades incluíram exposições, palestras, rodas de conversa, ações educativas, apresentações musicais e atividades ao ar livre.

Na terça-feira, 13/5, o Muma foi palco da roda de conversa “Do navio aos baques, nas águas meu presente deixei”, conduzida pelo professor Otto Franco. Essa atividade abordou o período escravagista brasileiro, destacando as lutas por liberdade e as expressões culturais afrodescendentes. Na quarta-feira, 17/5, a Biblioteca Municipal recebeu a exposição “Literatura de Cordel em Transição”, apresentada pela bibliotecária Silene Lima.

Nessa quinta-feira, 15/5, o Centro Cultural Óscar Ramos sediou duas palestras sobre a musicalidade amazônica. São elas: “O Turismo como Difusor de Arte da Música de Beiradão em Manaus”, por Cosme Vieira, e “A Arte do Beiradão e suas peculiaridades”, por Paulo Sadi.

Logo após, o show musical “Beiradão” reuniu artistas como Paulo Sadi, Jonaci Barros, Lico Magalhães e Cosme Vieira, encantando o público com a identidade sonora da região.

Posteriormente, neste domingo, 18, as atividades de encerramento celebraram o Dia Internacional dos Museus. Houve uma visita monitorada pelas vias históricas do Centro, incluindo a rua Bernardo Ramos e a avenida 7 de Setembro. Paralelamente, a Praça Dom Pedro II foi ocupada com atividades ao ar livre, como aula de zumba, jogos interativos da Amazônia e oficinas, realizadas das 8h30 às 12h.

O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, destacou o sucesso da iniciativa. “Nosso objetivo é que os museus deixem de ser vistos apenas como repositórios de objetos antigos e passem a ser reconhecidos como lugares de encontro, educação e debate sobre o presente e o futuro. Portanto, a Semana Nacional de Museus é uma oportunidade de aproximar a população desses espaços, mostrando como eles evoluem junto com a sociedade”, afirmou.

 

 

Leia mais

Homem é executado a tiros em frente a lanchonete no bairro Cachoeirinha

Matheus Valadares

Homem morre e outro desaparece após naufrago de embarcação no interior do Amazonas

Matheus Valadares

Irã inicia ataque contra Israel após segundo dia de explosões

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!