13 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental do Instituto Yduqs promove encontro com presidente do Observatório Internacional da Juventude (OIJ) e coordenador do Pacto pela Juventude

Com o tema: “Mobilização Social – O impacto das unidades nas comunidades do entorno e a importância do serviço voluntário”, o Instituto Yduqs em parceria com as instituições de ensino superior Estácio e Wyden, promove mais uma Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, com foco na promoção de ações relacionadas às três dimensões sustentáveis: ambiental, econômica e social. Para encerrar as atividades do projeto, a ação conta com a participação de Daniel Calarco, presidente da OIJ e coordenador do Pacto pela Juventude, em Live aberta ao público no dia 07 de novembro, às 18 horas. Para participar basta acessar a página do YouTube das instituições.

Para o Instituto, que já atua em ações de mobilização social por meio dos programas de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e do Rede de Valor, a iniciativa tem por objetivo despertar o interesse da comunidade acadêmica para as necessidades da população no entorno dos campi das instituições de ensino parceiras. “Queremos promover inciativas que estimulem o engajamento consciente da comunidade acadêmica em ações que impactem a sociedade e contribuam para um futuro melhor. Acreditamos que investir em mobilização social é fundamental para desenvolvermos um ecossistema com mais oportunidades, respeito e inclusão”, ressalta Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.

O termo mobilização social se refere a união de pessoas articuladas de maneira responsável e interdependente, objetivando alcançar a melhoria de uma realidade comum, transformando o meio em que vivem. A mobilização se configura como processo-movimento que deve ser permanentemente motivado.

Daniel Calarco, que atualmente é Coordenador Geral do Pacto pela Juventude, projeto de cooperação entre a UNESCO e a Secretaria Especial da Juventude Carioca, considera ser um dever de todos, sobretudo da população jovem, contribuir para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento das Nações Unidas. “Os jovens são parte fundamental do processo de construção de uma sociedade mais justa, igualitária e desenvolvida e, por isso, devem ter assegurado o seu direito de realizar mudanças na sua realidade, empoderando-se e promovendo o desenvolvimento, igualdade e direitos humanos” destaca o advogado e fundador do Observatório Internacional da Juventude.

Já Carla Sena, gestora da Faculdade Martha Falcão Wyden, considera a ação de voluntários como fundamental na construção de projetos sociais que garantem novas oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Precisamos contribuir com a sociedade participando de iniciativas para a redução das lacunas sociais em atividades de educação, relacionamento comunitário, oportunidades de trabalho e voluntariado, entre outras ações necessárias para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada”, afirma.

A Estácio busca fortalecer cada vez mais as iniciativas na frente de ESG, a sigla em inglês que se refere aos temas de governança ambiental, social e corporativa. “Promovemos iniciativas com foco no desenvolvimento de programas socialmente responsáveis e que destacam a importância da diversidade e da inclusão na sociedade” afirma Pílade Moraes, diretor de Parcerias, Carreiras e ESG da Estácio.

Durante o projeto, as instituições de ensino superior promovem a participação da comunidade em workshop, palestras, debates e oficinas com temas que relacionados à Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. Em, Manaus.

As ações incentivadas pelo Instituto Yduqs e promovidas pelas instituições de ensino parceiras, reforçam a campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) que concederá o selo de Instituição Socialmente Responsável às unidades de ensino que demonstrarem o comprometimento com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.

Sobre o Instituto Yduqs

O Instituto Yduqs acredita no poder das pessoas, das ideias e das iniciativas e que cada um pode ser um importante agente da mudança. Por isso, busca estabelecer pontes entre organizações, comunidades e indivíduos, fomentando projetos que promovam a inclusão para fazer do mundo um lugar mais justo e igualitário. Parceiro de mais de 50 instituições, o Instituto já impactou mais de 1 milhão de pessoas nos últimos três anos.

Com ações como o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, que tem como missão combater o analfabetismo auxiliando os indivíduos a exercerem a sua cidadania, e o Rede de Valor, programa que fornece auxílio financeiro a alunos que ingressaram nas instituições de ensino superior parceiras por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), dentre mais de 300 projetos, o Instituto busca promover a transformação social por meio da educação, desenvolvimento social e meio ambiente e saúde.

Serviço:

Evento: Live aberta ao público com a participação de Daniel Calarco, presidente da OIJ e coordenador do Pacto pela Juventude.

Tema: “Mobilização Social – O impacto das unidades nas comunidades do entorno e a importância do serviço voluntário”

Data: 07 de novembro

Hora: 18h

Link Estáciohttps://www.youtube.com/channel/UCsQUNR3RP21CTwOg-BGTxpw

Link Wydenhttps://www.youtube.com/channel/UCOYJSpxWCWphWbT3lw0bwbw

Leia mais

Populares espancam ‘Lorão’ após ser acusado de roubos em Maués

Matheus Valadares

VEJA: ‘Grauzeiro’ embriagado causa acidente fatal de trabalhador no Colônia Antônio Aleixo

Matheus Valadares

Real Madrid vence Real Sociedad com gol de Mbappé

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!