25 de junho de 2026
Destaques

Semsa reforça combate ao diabetes e alerta para importância de hábitos saudáveis em Manaus

Divulgação

A alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e o acompanhamento médico continuam sendo os principais aliados na prevenção e controle do diabetes. Com esse foco, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificou nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) uma série de ações educativas em unidades básicas de saúde da capital em alusão ao Dia Nacional do Diabetes.

As atividades incluem palestras, rodas de conversa e orientações voltadas à conscientização da população sobre os riscos da doença. Além disso, as ações também abordaram formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Dom Milton Corrêa, a enfermeira Letícia Ferreira destacou que pequenas mudanças na rotina podem fazer grande diferença na qualidade de vida.

“Praticar exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada e realizar acompanhamento regular são medidas fundamentais para prevenir o diabetes e evitar complicações futuras”, explicou.

Rede municipal oferece acompanhamento contínuo

Além das orientações educativas, a rede municipal disponibiliza diversos serviços voltados à prevenção e ao acompanhamento dos pacientes diagnosticados com a doença.

Entre eles estão testes de glicemia, consultas médicas e de enfermagem, exames periódicos, avaliação do pé diabético e tratamento de lesões relacionadas à condição.

A agente comunitária de saúde Kleiny Silva ressaltou que as ações ajudam a levar informação para a comunidade e incentivam a adoção de hábitos mais saudáveis.

“Quando as pessoas entendem os riscos e aprendem como se cuidar, ficam mais motivadas a prevenir não apenas o diabetes, mas diversas outras doenças”, afirmou.

Usuários aprovam iniciativa

Quem participou das atividades elogiou a iniciativa da Semsa. A autônoma Edineuza de Lima Ferreira, de 45 anos, destacou a importância das orientações para toda a família.

“É um alerta importante para que as pessoas cuidem mais da saúde. Eu procuro manter uma rotina de exercícios e acompanhamento médico justamente para prevenir problemas futuros”, comentou.

Já o coordenador de segurança patrimonial Waldir Almeida, de 50 anos, afirmou que as informações sobre alimentação saudável chamaram sua atenção.

“Já estive em condição de pré-diabetes e precisei fazer tratamento. Hoje sei como a alimentação influencia diretamente na nossa saúde”, relatou.

Mais de 125 mil pessoas convivem com a doença em Manaus

Segundo dados da Semsa, 125.674 pessoas com 18 anos ou mais atendidas pela rede municipal possuem diagnóstico de diabetes em Manaus.

No Brasil, a pesquisa Vigitel 2025 aponta que cerca de 12,9% da população adulta convive com a doença, o equivalente a mais de 18 milhões de pessoas.

Diante desses números, a secretaria reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo para reduzir complicações e garantir mais qualidade de vida aos pacientes.

A programação especial pelo Dia Nacional do Diabetes segue em unidades de saúde distribuídas pelos distritos Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural da capital, ampliando o acesso da população à informação e aos serviços de prevenção.

Leia mais

Ladrão tenta roubar celular, é perseguido por populares e acaba preso em Tefé

Matheus Valadares

Nova fase da investigação da Americanas mira aliados de acionistas e amplia escândalo bilionário

Matheus Valadares

Cinco meses após morte de Isabel Veloso, Lucas Borba anuncia noivado

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais