A alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e o acompanhamento médico continuam sendo os principais aliados na prevenção e controle do diabetes. Com esse foco, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificou nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) uma série de ações educativas em unidades básicas de saúde da capital em alusão ao Dia Nacional do Diabetes.
As atividades incluem palestras, rodas de conversa e orientações voltadas à conscientização da população sobre os riscos da doença. Além disso, as ações também abordaram formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce.
Na Unidade de Saúde da Família (USF) Dom Milton Corrêa, a enfermeira Letícia Ferreira destacou que pequenas mudanças na rotina podem fazer grande diferença na qualidade de vida.
“Praticar exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada e realizar acompanhamento regular são medidas fundamentais para prevenir o diabetes e evitar complicações futuras”, explicou.
Rede municipal oferece acompanhamento contínuo
Além das orientações educativas, a rede municipal disponibiliza diversos serviços voltados à prevenção e ao acompanhamento dos pacientes diagnosticados com a doença.
Entre eles estão testes de glicemia, consultas médicas e de enfermagem, exames periódicos, avaliação do pé diabético e tratamento de lesões relacionadas à condição.
A agente comunitária de saúde Kleiny Silva ressaltou que as ações ajudam a levar informação para a comunidade e incentivam a adoção de hábitos mais saudáveis.
“Quando as pessoas entendem os riscos e aprendem como se cuidar, ficam mais motivadas a prevenir não apenas o diabetes, mas diversas outras doenças”, afirmou.
Usuários aprovam iniciativa
Quem participou das atividades elogiou a iniciativa da Semsa. A autônoma Edineuza de Lima Ferreira, de 45 anos, destacou a importância das orientações para toda a família.
“É um alerta importante para que as pessoas cuidem mais da saúde. Eu procuro manter uma rotina de exercícios e acompanhamento médico justamente para prevenir problemas futuros”, comentou.
Já o coordenador de segurança patrimonial Waldir Almeida, de 50 anos, afirmou que as informações sobre alimentação saudável chamaram sua atenção.
“Já estive em condição de pré-diabetes e precisei fazer tratamento. Hoje sei como a alimentação influencia diretamente na nossa saúde”, relatou.
Mais de 125 mil pessoas convivem com a doença em Manaus
Segundo dados da Semsa, 125.674 pessoas com 18 anos ou mais atendidas pela rede municipal possuem diagnóstico de diabetes em Manaus.
No Brasil, a pesquisa Vigitel 2025 aponta que cerca de 12,9% da população adulta convive com a doença, o equivalente a mais de 18 milhões de pessoas.
Diante desses números, a secretaria reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo para reduzir complicações e garantir mais qualidade de vida aos pacientes.
A programação especial pelo Dia Nacional do Diabetes segue em unidades de saúde distribuídas pelos distritos Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural da capital, ampliando o acesso da população à informação e aos serviços de prevenção.
