29.3 C
Manaus
14 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Senado aprova aumento do número de deputados federais de 513 para 531

Texto ainda precisa voltar à Câmara dos Deputados após modificações feitas no Senado

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado / Estadão

Na noite desta quarta-feira (25), o Senado Federal aprovou o projeto de lei que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais no Brasil. A proposta, defendida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já havia sido aprovada anteriormente pelos deputados, mas precisará retornar à Câmara devido a alterações no texto.

Votação apertada garante aprovação

A proposta foi aprovada por 41 votos favoráveis, exatamente o número mínimo exigido. Outros 33 senadores votaram contra. O prazo para o Congresso definir a nova composição da Câmara com base no Censo Demográfico de 2022 termina em 30 de junho, conforme determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Emenda limita aumento de despesas

Mais cedo, o relator do projeto, senador Marcelo Castro (MDB-PI), aceitou uma emenda do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) que visa impedir o aumento de gastos públicos com a ampliação do número de cadeiras. No entanto, Castro ajustou o conteúdo da emenda para excluir as emendas parlamentares da restrição.

Segundo o relator:

“As emendas parlamentares não podem ser aumentadas, porque é um percentual fixo. Elas equivalem a 2% da receita corrente líquida do ano anterior. Dividindo por 513 ou 531, o impacto fiscal é o mesmo”, explicou Marcelo Castro durante a leitura de seu parecer.

Nova regra congela despesas por mandato

Com a nova redação, o projeto estabelece que a despesa total relacionada ao exercício do mandato deverá se manter constante, sem aumento real, a partir da legislatura seguinte à promulgação da lei.

A medida abrange os seguintes itens:

  • Verbas de gabinete
  • Cotas parlamentares
  • Passagens aéreas
  • Auxílio-moradia

Além disso, o texto proíbe a aprovação de créditos adicionais, bem como o remanejamento, transposição ou transferência orçamentária desses valores.

Próximos passos

Agora, o texto segue de volta para a Câmara dos Deputados, que deverá avaliar as modificações feitas pelo Senado. A expectativa é de que a votação ocorra ainda dentro do prazo estipulado pelo STF.

Leia mais

VEJA: Mulher usa chá revelação para denunciar traições do marido

Matheus Valadares

Flamengo de Filipe Luís possui os melhores números em ataque e defesa no Brasileirão

Matheus Valadares

Bebê encontrada morta no bairro São Geraldo sofreu asfixia por leite materno

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!