32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
Brasil

Senado aprova criação do Dia Nacional do Orgulho Autista

Rio de Janeiro - 8ª Caminhada do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, promovida pelo Grupo Mundo Azul, no Leblon, zona sul da cidade. O grupo luta por centros de tratamento e reabilitação para autistas, por atendimento multidisciplinar diagnóstico precoce, educação especial, além de lar terapêutico para os órfãos (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Senado aprovou um projeto de lei instituindo o dia de hoje (18) como o Dia Nacional do Orgulho Autista. A votação do projeto 3.391/2020, de autoria do senador Romário (Podemos-RJ), não estava prevista, mas o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, acolheu o pedido do autor da proposta. A aprovação do projeto no dia de hoje é carregada de simbolismo, pois hoje, dia 18 de junho, também é celebrado o Dia do Orgulho Autista.

Agora, o projeto segue para apreciação da Câmara dos Deputados. Na justificativa do seu projeto, Romário explicou que a existência de um dia dedicado aos autistas auxilia na formulação de ações e providências relacionadas à conscientização e mobilização social.

Segundo levantamento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, divulgado por Romário em seu projeto, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. “Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 210 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas”, afirmou o autor do projeto.

O Dia do Orgulho Autista é celebrado desde 2005, por iniciativa de uma organização americana chamada Aspies for Freedom. No Brasil, especificamente em Brasília, um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas com autismo, aderiu ao movimento. Desde então, o dia 18 de junho tem se tornado mais popular no país a cada ano, embora ainda não haja uma lei formalizando a data.

Leia mais

Adolescente ataca alunos com facadas e deixa criança morta no Rio Grande do Sul

Matheus Valadares

Professor da UFRJ se manifesta após ameaça à filha de Roberto Justus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!