27 de janeiro de 2026
Brasil

Senado aprova fim de multa para mais 80 infrações

O Senado aprovou o projeto de lei que altera diversas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Uma das novidades é a determinação para que motoristas que cometam infrações leves ou médias sejam dispensados de pagar a multa e receber a pontuação na carteira de habilitação.

A única condição para que isso aconteça é que o condutor não tenha cometido a mesma infração no período de 12 meses. O CTB prevê mais de 80 infrações nessas categorias, como ultrapassar em 20% o limite de velocidade e estacionar em local proibido. “Deverá ser imposta a penalidade de advertência por escrito”, diz o artigo do projeto aprovado.

Atualmente, o CTB até prevê o benefício, que deve ser solicitado pelo motorista no órgão de trânsito. A diferença é que, hoje, é a autoridade de trânsito que decide se vai ou não conceder a vantagem.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), por exemplo, concede para 38 infrações.

Agora, o poder de decisão do órgão de trânsito foi retirado. Basta o motorista não ser reincidente e fazer a solicitação em até 30 dias.

“Nas infrações leves e médias, o órgão pode converter a multa em advertência por escrito. Com as mudanças, será obrigatório, desde que o infrator não seja reincidente. A conversão é prevista, mas o órgão não é obrigado a fazê-la. Pela proposta de mudança, o órgão passa a ser obrigado a converter em advertência”, explicou o diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues Júnior.

Ele lamentou o que chama de “relaxamento das punições” e diz que a mudança tratá mais insegurança no trânsito, como acidente.

A série de mudanças no CTB foi proposta pelo presidente Jair Bolsonaro. Entre outras alterações, estão o aumento no limite de pontos para suspender a carteira, e validade maior do documento. Para o senador capixaba Fabiano Contarato, é um retrocesso.

“Vai beneficiar o mau motorista. Se a legislação era tão rigorosa, por que somos o terceiro País com mais mortes no trânsito no mundo? Não estão pensando na vida humana e nem em legislar para os bons motoristas”, disse o senador.

 

Leia mais

Explosão de pneu mata trabalhador durante manutenção de caminhão em MT

Matheus Valadares

Adriano Imperador denuncia golpe contra a mãe e faz alerta nas redes sociais

Matheus Valadares

Polícia investiga possível aparição de crianças desaparecidas do Maranhão em hotel de São Paulo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!