28 de agosto de 2025
DestaquesPolícia

Senado aprova lei que transforma ‘stalking’ em crime

Foi aprovado pelo Senado nesta terça-feira (9), o projeto de lei que torna o ‘stalking’, perseguição online ou pessoalmente, crime. A pena pode durar de 6 meses a 2 anos de reclusão, e multa. O projeto foi aprovado pelos senadores, com 71 votos a favor e nenhum contrário.

A proposta feita senadora Leila Barros (PSB-DF), já havia sido aprovada em 2019 pelos senadores em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas o texto foi alterado pela Câmara dos Deputados e retornou ao Senado. Agora o projeto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

De acordo com o Estadão, o texto aprovado pelos senadores, torna crime “perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.

A pena pode ser aumentada em 50% se envolver crimes contra crianças, adolescentes, idosos e mulheres, se houver a participação de duas ou mais pessoas ou o uso de armas.

O relator da matéria, o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), apontou ao defender a importância do projeto, que o Brasil é o 5º país do mundo com mais casos de feminicídio, e que pesquisas mostram que 76% desses crimes foram precedidos de casos de perseguição da parte de seus então parceiros.

Leia mais

Marcelo Generoso rebate críticas de Willian Oliveira e cobra mais humildade do humorista

Matheus Valadares

Brutalidade contra criança em Manaus causa revolta até entre policiais experientes

Matheus Valadares

Decisão do TCU sobre BR-319 é vitória do Amazonas, diz senador Eduardo Braga

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!