Senadores brasileiros da oposição manifestaram preocupação com a segurança da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP). Eles estiveram na Itália, onde ela está presa na penitenciária feminina de Rebibbia.
A visita ocorreu na tarde desta sexta-feira (19), teve duração de duas horas e contou com a presença dos senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Damares Alves (Republicanos-DF), Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES), além do deputado Cabo Gilberto (PL-PB).
Damares Alves declarou que a situação no sistema prisional pode gerar conflitos, colocando a vida de Zambelli em risco, especialmente considerando sua saúde vulnerável. Flávio Bolsonaro também se manifestou e fez um apelo ao ministro da Justiça da Itália para que transfiram Zambelli para prisão domiciliar.
“Deixe a Carla em prisão domiciliar aqui na Itália, porque no Brasil ela será ainda mais perseguida e terá seus direitos humanos violados”, afirmou Flávio Bolsonaro, referindo-se ao ministro Alexandre de Moraes.
Segundo Eduardo Girão, Zambelli dividia a cela com outras quatro mulheres, incluindo uma condenada por homicídio. A assessoria dos parlamentares informou que eles próprios pagaram todas as despesas da viagem, como passagens e hospedagem. Não houve custos para o Senado Federal.