25.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2026
Amazonas

Sepror leva capacitação e apoio a piscicultores de Nova Olinda do Norte

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa), realizou, de 16 a 20 de agosto, ações de capacitação e apoio ao licenciamento ambiental junto a 25 piscicultores familiares de Nova Olinda do Norte (distante 135 quilômetros de Manaus).

A ação faz parte do Programa Pró-Piscicultura, que prevê a profissionalização de aquicultores do estado do Amazonas.

O secretário executivo adjunto da Sepa, Leocy Cutrim, disse que a realização das ações de apoio aos piscicultores atende a demandas que chegam de forma permanente à Sepror. “Essas demandas chegam de todos os municípios onde a piscicultura é uma prática de produtores familiares, e faz com que seja melhorada cada vez mais a criação e produção de peixes, beneficiando com melhor renda e contribuindo decisivamente para melhoria da qualidade alimentar da população e economia estadual”, afirmou Leocy.

O curso de capacitação em “Boas Práticas de Manejo e Gestão na Piscicultura” destacou a regularização ambiental da atividade e acompanhamento e gerenciamento da produção, e foi coordenado pelo engenheiro de pesca Andresson Amâncio e pelo biólogo Philip Auzier.

As atividades de apoio aos piscicultores do município de Nova Olinda do Norte aconteceram também com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Amazonas), que desenvolveu no curso o tema empreendedorismo, fortalecendo a visão de negócio da atividade na piscicultura.

A Unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam) e a Secretaria Municipal de Produção Rural de Nova Olinda do Norte, foram responsáveis pela organização e logística, que permitiu reunir produtores rurais de diversas comunidades do interior do município para os dois dias de atividades, sendo um de aula teórica e outro de prática.

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!