27.3 C
Manaus
18 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Sérgio Camargo critica uso de cotas raciais em universidades

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, criticou o sistema de cotas raciais adotado para ingresso em universidades públicas no Brasil, durante uma série de mensagens no Twitter publicadas ao longo desta semana.

Ao comentar a expulsão do primeiro aluno por fraude no sistema de cotas raciais e sociais da Universidade de São Paulo (USP), Camargo chamou a irregularidade de “consequência nefasta do sistema”.

– As fraudes, assim como “tribunais raciais” que tentam coibi-las, são consequências nefastas do sistema de cotas raciais, este sim o verdadeiro problema. Cotas devem ser sociais, para os estudantes pobres de qualquer tom de pele, desde que disciplinados e esforçados – escreveu.

Em outro comentário, ao falar de expulsões por fraudes na Universidade de Brasília (UnB), o presidente da Palmares afirmou que a “única solução definitiva” seria a extinção das cotas raciais e que a medida não estimula o mérito entre os candidatos. Camargo defendeu que as cotas socioeconômicas continuem existindo.

– A caçada a “pretos fakes” amplia-se nas universidades federais. Acabar com cotas raciais é a única solução definitiva e moralmente aceitável. O sistema estimula a fraude, acirra o ressentimento, fere o princípio da igualdade e rebaixa o mérito. Cotas devem ser socioeconômicas – defendeu.

Leia mais

Prefeito de Macapá agride equipe de jornalistas durante vistoria de obra

Matheus Valadares

Vídeo mostra homem tentando matar vizinho a facadas no bairro Redenção

Matheus Valadares

Carreta derruba fiação e causa transtorno no Conjunto Boas Novas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!