9 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Servidores do Ministério Público do Amazonas protestam na Assembleia Legislativa contra atraso de 16 meses na data-base

Em cessão de tempo concedida pelo Deputado Estadual Daniel Almeida (AVANTE-AM), o Presidente do Sindicato pediu apoio dos parlamentares para incluir o Projeto de Lei n.º 107/2024 na pauta de votação.

Nesta terça-feira (23.04), servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas compareceram à Assembleia Legislativa – ALEAM para protestar contra o atraso de 16 meses na concessão da data-base. O Presidente do Sindicato, Marlon Bernardo, discursou em cessão de tempo concedida pelo Deputado Estadual Daniel Almeida (AVANTE-AM) na tribuna da Casa Legislativa pela primeira vez na história.

Em seu pronunciamento, Marlon destacou que o Projeto de Lei foi enviado à ALEAM pelo Procurador-Geral de Justiça no dia 07 de fevereiro, tendo recebido parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – CCJR no dia 13 de março. Entretanto, mesmo com a matéria apta para deliberação em Plenário, o projeto de lei não foi incluído na pauta de votação.

“Não conseguimos entender o motivo de tanta demora para conceder a data-base dos servidores do MPAM. Já são 16 meses de atraso de um direito legítimo. Cerca de 500 profissionais estão suportando perdas inflacionárias em suas remunerações desde 2023. O Ministério Público arrecadou mais de R$ 440 milhões de reais em 2023 e não honrou esse compromisso com os seus próprios servidores”, destacou Marlon.

Além do discurso feito pelo representante sindical, os servidores do MPAM compareceram à galeria do Plenário com cartazes pedindo a inclusão do PL 107/2024 na pauta. O Deputado Estadual Daniel Almeida (AVANTE-AM) reforçou o pedido dos servidores e se comprometeu, juntamente com outros parlamentares, a votar a data-base o mais rápido possível em respeito aos servidores e à nobre função que eles exercem para o povo do Amazonas.

Leia mais

UE e Mercosul avançam em acordo comercial após 25 anos de negociações

Matheus Valadares

Danilo Gentili é detonado nas redes sociais após piada sobre queda de Bolsonaro

Matheus Valadares

Petro afirma que ameaça militar dos EUA contra a Colômbia é “real” e critica políticas de Trump

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!