Um pacote de intervenções que irão melhorar o abastecimento de água tratada em Manaus foi colocado em funcionamento na semana passada. Um dos locais contemplados foi a rua K, no bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste da capital amazonense. Lá, as equipes da Águas de Manaus fizeram a substituição de um registro de 500 mm, em um trabalho que beneficiará mais de 50 mil pessoas.
O registro que foi retirado estava em operação desde 1986. Antes da substituição, todo o sistema Alvorada era impactado no período de manutenções. Essa intervenção irá permitir a realização de manutenções preventivas ou emergenciais com menor impacto no sistema, a partir do isolamento de pontos específicos. Ou seja, durante qualquer ocorrência emergencial ou programada, a área impactada será menor, mantendo o serviço em andamento na maior parte do sistema hidráulico.
O serviço realizado no Alvorada integra um processo chamado de “setorização”, que divide a rede por áreas, com o objetivo de facilitar os trabalhos de manutenção. Além do Alvorada, outros bairros de Manaus receberam ações semelhantes nas últimas semanas.
“Esse foi um trabalho que partiu de um planejamento que considerou as particularidades da topografia não apenas do bairro Alvorada, mas de Manaus como um todo. O serviço de abastecimento de água na capital já é universalizado há mais de um ano e meio, porém seguimos com aprimoramentos e acompanhando o crescimento da cidade e as necessidades que surgem disso”, destaca o gerente de Operações da Águas de Manaus, Lineu Machado.