28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Silas Câmara garante que bancada evangélica vai derrubar veto de Bolsonaro

Representantes da bancada evangélica já dão como certa a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro ao dispositivo que anulava dívidas de igrejas com a Receita Federal.

Para o presidente da bancada, o deputado federal Silas Câmara, a chance de o veto ser mantido “é zero”.

– Em um projeto de lei aprovado por 345 deputados federais e aprovado por unanimidade no Senado, a chance de a gente não derrubar o veto é zero – disse Câmara ao jornal O Globo.

Ainda nesta segunda-feira (14), o parlamentar apresentou uma estimativa de votos que “se repete facilmente” no Congresso.

– Temos voto para derrubar o veto. Somos 130 deputados e deputadas federais [na bancada]. E posso te garantir que o resultado de 340 votos que tivemos na Câmara [na aprovação da emenda] se repete facilmente na matéria – observou.

Mesmo a oposição admite, nos bastidores, que pode haver pressão dentro das bancadas para derrubar o veto. Na votação da emenda que determinou a anulação das dívidas, só os nanicos PSOL e Rede votaram integralmente contra o texto.

O dispositivo vetado por Bolsonaro na sexta-feira (11) foi inserido em um projeto sobre litígios com a União por emenda apresentada pelo deputado federal David Soares (DEM-SP). Ele é filho de R.R. Soares, pastor fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus.

O texto, aprovado pela Câmara em julho e pelo Senado, em agosto, altera a lei de 1988 que instituiu a CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido).

O dispositivo vetado por Bolsonaro excluía templos de qualquer denominação religiosa da lista de pessoas jurídicas sobre as quais a contribuição incidia e anulava as autuações da Receita que descumprissem a premissa.

Ao vetar o item, Bolsonaro argumentou que buscava evitar incorrer em crime de responsabilidade, em justificativa alinhada com a interpretação da equipe econômica.

Se abrisse mão da receita bilionária, o presidente precisaria apontar uma fonte de financiamento para compensar a renúncia a esses recursos.

Os líderes e representantes do grupo vão se reunir nesta terça-feira (15), às 17h, para decidir qual a estratégia será adotada.

Leia mais

Mulher de 36 anos é morta a tiros em Manaus; marido é principal suspeito

Marcilon Souza

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Rússia ataca Ucrânia com míssil intercontinental criado para guerra nuclear

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais