26.3 C
Manaus
16 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Silas Malafaia é investigado pela Polícia Federal em inquérito que envolve Bolsonaro

Segundo a GloboNews, Silas Malafaia é investigado pela PF por possível obstrução de Justiça em inquérito que envolve Jair Bolsonaro. Pastor se pronunciou em vídeo.

A Polícia Federal está investigando o pastor evangélico Silas Malafaia, de acordo com reportagem divulgada nesta sexta-feira (15) pela GloboNews. A apuração indica que as autoridades incluíram Malafaia no inquérito que apura obstrução de Justiça e que também envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro e o jornalista Paulo Figueiredo.

Primeiramente, a investigação foi aberta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e é conduzida sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Malafaia comenta investigação nas redes sociais

Em vídeo publicado no X (antigo Twitter), Silas Malafaia afirmou que soube da investigação pela imprensa e que a Justiça ainda não o notificou oficialmente.

“Eu só sei disso pela Globo News. Eu não recebo notificação nenhuma. Que país é esse, onde a Polícia Federal vaza alguma acusação contra alguém pra Globo e depois você vai ficar sabendo?”, questionou o pastor.

Além disso, Malafaia também acusou a Polícia Federal de perseguição política e atribuiu a investigação às críticas que faz ao ministro Alexandre de Moraes:

“Estou sendo investigado em um inquérito. (…) Tem uma Polícia Federal a serviço de Lula e Alexandre de Moraes. Eles me incluem por obstrução de Justiça, organização criminosa e até por ações contra autoridades internacionais. Eu não conheço ninguém fora do país”, disse.

Ligação com atos pró-Bolsonaro

Ademais, a reportagem destaca que Malafaia organizou o ato em apoio a Jair Bolsonaro no dia 3 de agosto, em São Paulo. Durante o evento, Bolsonaro apareceu em um vídeo transmitido por redes sociais, o que teria descumprido medidas impostas pelo STF. No dia seguinte (4/8), o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão domiciliar do ex-presidente.

Todavia, o pastor publicou novo vídeo nas redes sociais, nessa quinta-feira (14), defendendo que Alexandre de Moraes deveria ser alvo de impeachment, julgamento e prisão.

Entenda o inquérito

O inquérito em questão foi aberto em maio de 2025 pelo STF para investigar ações que supostamente visam desestabilizar o Estado Democrático de Direito. Entre os crimes sob apuração estão:

  • Coação no curso do processo
  • Obstrução de investigação de organização criminosa
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito

Por fim, as autoridades acreditam que os envolvidos buscavam interferir no processo judicial em que Jair Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado.

Leia mais

Polícia prende homem que fingia interesse amoroso para furtar vítimas em Manaus

Matheus Valadares

Trump e Putin se reúnem no Alasca e encerram encontro sem acordo sobre a guerra na Ucrânia

Matheus Valadares

Brasil registra menor número de desempregados de longa duração desde 2012, aponta IBGE

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!