34.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2026
Amazonas

Sistema prisional recebe visita dos cônsules da Colômbia e Japão

O sistema prisional recebeu nesta sexta-feira (18/09) a visita de representantes dos Consulados da Colômbia e Japão. O secretário-executivo adjunto da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel André Luiz Barros Gioia, acompanhou a comitiva e mostrou as atividades laborais realizadas pelos reeducandos do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”.

Entre os representantes do Japão, estavam o cônsul-geral adjunto do Japão, Takahiro Iwato; o vice-cônsul, Tomofumi Soma; e a assessora do Setor de Política, Economia e Cooperação, Takako Shima. Pela Colômbia, o cônsul José Gilberto Florez.

O objetivo da visita, segundo o secretário-executivo adjunto da Seap, foi conhecer de perto o funcionamento do trabalho carcerário desenvolvido nas unidades prisionais da capital. “A ideia é implantar projetos a partir de uma parceria com os consulados para a aquisição de materiais permanentes dentro do sistema prisional”, afirmou Gioia. Entre as propostas do órgão, está a criação de uma oficina metalúrgica.

A comitiva conheceu as instalações da Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), considerada a primeira unidade prisional feminina do Brasil a ter 100% das internas envolvidas em projetos de remição de pena. Lá, o grupo conheceu a oficina de costura, o salão de beleza, a padaria e a horta.

Eles também visitaram a colônia agrícola do Centro de Detenção Provisório Masculino 2 (CDPM 2), onde os internos realizam diversos trabalhos na horta, olaria, criação de suínos, movelaria e outros.

Artesanato – Durante a visita, os cônsules da Colômbia e Japão foram presenteados com dois quadros pintados por um ex-interno.

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!