31 de agosto de 2025
CidadeDestaques

#SouManaus 2025 terá áreas exclusivas para embarque e desembarque de táxis, mototáxis e aplicativos

Divulgação

Na tarde desta sexta-feira, 29/8, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), reuniu representantes das categorias de transporte no auditório do mirante Lúcia Almeida, na avenida Sete de Setembro, Centro. O objetivo foi alinhar os detalhes operacionais do “#SouManaus Passo a Paço 2025”. Durante o encontro, os órgãos apresentaram a estrutura que prevê três áreas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros atendidos por taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo.

Estação “#SouManaus”

A Prefeitura vai implantar a Estação “#SouManaus” para organizar o tráfego, oferecer mais segurança e garantir fluidez no acesso ao festival, que deve reunir mais de 500 mil pessoas no centro histórico.

Áreas de embarque e desembarque

As áreas vão funcionar da seguinte forma:

  • Carros por aplicativo: ponto ao lado da Igreja da Matriz, entre as avenidas Eduardo Ribeiro e 7 de Setembro. A faixa da direita do relógio municipal, no trecho da Eduardo Ribeiro em direção à Floriano Peixoto, ficará reservada exclusivamente a veículos de aplicativo.

  • Táxis: ponto na esquina da avenida Eduardo Ribeiro com a avenida Floriano Peixoto, garantindo fácil acesso a passageiros e motoristas.

  • Mototaxistas e motociclistas de aplicativo: ponto na avenida 7 de Setembro, entre as avenidas Epaminondas e Eduardo Ribeiro. Os motociclistas poderão acessar o local pela contramão da avenida 7 de Setembro, fazer o retorno na própria via e seguir pela Eduardo Ribeiro.

Estrutura de apoio

Para dar mais conforto a motoristas e público, a Prefeitura vai instalar tendas, bancos, banheiros químicos e pontos de hidratação nos locais de embarque e desembarque.

Acessos e bloqueios

Os condutores só poderão acessar essas áreas pelas avenidas Getúlio Vargas e Sete de Setembro. As demais vias ao redor do evento ficarão bloqueadas para veículos particulares. Apenas a avenida Epaminondas funcionará como corredor exclusivo para ônibus. Já os veículos autorizados terão acesso pela rua Luiz Antony.

Declarações das autoridades

O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, destacou que a iniciativa reforça o cuidado com a experiência do público.
O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Leda Junior, acrescentou que a criação das áreas exclusivas garante fluxo eficiente e seguro, desde que os condutores respeitem rotas e sinalização.

Festival “#SouManaus Passo a Paço 2025”

Com o tema “A Festa do Povo Floresta”, o festival começa no dia 2 de setembro em diversos pontos da cidade. A programação principal ocorre nos dias 5, 6 e 7, no centro histórico. O evento busca consolidar Manaus como referência nacional em cultura, valorizar a identidade amazônica e fortalecer a economia local, movimentando setores como turismo, hotelaria, alimentação e transporte.

Leia mais

Flamengo recebe Grêmio no Maracanã pela 22ª rodada do Brasileirão

Matheus Valadares

Polícia prende três suspeitos de assalto à residência da família de Rogéria Bolsonaro

Matheus Valadares

Nikolas Ferreira vai processar Lula por difamação após declaração sobre PCC

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!