23 de outubro de 2025
DestaquesEconomia

STF abre investigação sobre insider trading envolvendo tarifaço de Trump contra o Brasil

O ministro Alexandre de Moraes determinou que haja separação no pedido da AGU  do inquérito principal e tramite como petição autônoma e sob sigilo.

Imagem: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nessa segunda-feira (21) a abertura de uma investigação sigilosa sobre uso de informações privilegiadas no mercado financeiro. A apuração está relacionada ao tarifaço anunciado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil.

Pedido da AGU

A decisão atendeu a um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) na semana passada. O caso está ligado ao inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por tentativa de articulação internacional para retaliar ministros do STF e interferir em processos judiciais ligados à tentativa de golpe de 2022.

A AGU quer apurar movimentações atípicas no câmbio brasileiro antes e depois de Trump anunciar a taxação de 50% sobre exportações do Brasil para os Estados Unidos, com início previsto para 1º de agosto. A suspeita é de insider trading — uso indevido de informações privilegiadas para obter lucro no mercado financeiro.

O ministro Alexandre de Moraes determinou que haja separação no pedido da AGU  do inquérito principal e tramite como petição autônoma e sob sigilo. O objetivo é garantir que a apuração siga de forma independente.

Eduardo Bolsonaro está nos EUA

Em março, Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, pediu licença do mandato e mudou-se para os Estados Unidos, alegando perseguição política. Ele continua sendo alvo do inquérito que investiga a trama golpista.

Bolsonaro usa tornozeleira eletrônica

Na última sexta-feira (18), Jair Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal. A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), Moraes determinou que o ex-presidente usasse tornozeleira eletrônica e ficasse em recolhimento domiciliar noturno. A justificativa foi o risco de fuga antes do julgamento da ação penal sobre o golpe de Estado, previsto para setembro no STF.

Leia mais

Crise financeira no Amazonas acende alerta e paralisa pagamentos do governo até dezembro

Matheus Valadares

Pastora morta pelo próprio filho em Manaus viveu pela fé e família

Matheus Valadares

Agrifest Rodeio Show 2025 promete emoção, rodeio e shows gratuitos em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!