24.3 C
Manaus
22 de fevereiro de 2026
DestaquesPolítica

STF arquiva pedido de apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro

Decisão de Alexandre de Moraes é baseada em manifestação do Procurador-Geral da República

FOTO/REPRODUÇÃO

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, decidiu arquivar o pedido de apreensão do passaporte do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A solicitação veio através dos deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG).

A notícia foi divulgada pelo jornal O Globo na terça-feira, 18. A decisão de Moraes veio após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestar contra a apreensão do documento.

No texto, Moraes afirma que o sistema jurídico brasileiro permite a ação penal pública apenas por denúncia do Ministério Público.

“Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e indefiro os pedidos de imposição de medidas cautelares. Portanto, defiro o arquivamento desta investigação”.

Os parlamentares do PT alegaram que Eduardo Bolsonaro cometeu crime contra a soberania do Brasil. Além disso, segundo Lindbergh e Rogério, Eduardo tentou obstruir investigações sobre uma suposta trama golpista ao apoiar um projeto que impediria o ministro de entrar nos Estados Unidos.

Entretanto, segundo Paulo Gonet, só haveria crime contra a soberania se ocorresse uma negociação com um governo ou grupo estrangeiro, visando provocar atos típicos de guerra ou invasão ao país.

 

Leia mais

Cristiano Ronaldo chega a 500 gols após os 30 anos e soma 963 na carreira

Matheus Valadares

Homem não aceita separação e tenta matar ex-namorada no Terminal 5

Matheus Valadares

Morador reage à invasão e ladrão toma lambada de terçado no Cidade de Deus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais