30 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

STF arquiva pedido de apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro

Decisão de Alexandre de Moraes é baseada em manifestação do Procurador-Geral da República

FOTO/REPRODUÇÃO

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, decidiu arquivar o pedido de apreensão do passaporte do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A solicitação veio através dos deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG).

A notícia foi divulgada pelo jornal O Globo na terça-feira, 18. A decisão de Moraes veio após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestar contra a apreensão do documento.

No texto, Moraes afirma que o sistema jurídico brasileiro permite a ação penal pública apenas por denúncia do Ministério Público.

“Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e indefiro os pedidos de imposição de medidas cautelares. Portanto, defiro o arquivamento desta investigação”.

Os parlamentares do PT alegaram que Eduardo Bolsonaro cometeu crime contra a soberania do Brasil. Além disso, segundo Lindbergh e Rogério, Eduardo tentou obstruir investigações sobre uma suposta trama golpista ao apoiar um projeto que impediria o ministro de entrar nos Estados Unidos.

Entretanto, segundo Paulo Gonet, só haveria crime contra a soberania se ocorresse uma negociação com um governo ou grupo estrangeiro, visando provocar atos típicos de guerra ou invasão ao país.

 

Leia mais

Flamengo supera arbitragem em Avellaneda e disputará a final da Libertadores

Matheus Valadares

Ibovespa atinge 148 mil pontos e dólar cai pela terceira vez seguida

Matheus Valadares

Moraes convoca Cláudio Castro para explicar operação mais letal da história do Rio de Janeiro

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!