28.3 C
Manaus
24 de julho de 2025
DestaquesPolítica

STF condena Carla Zambelli e hacker Walter Delgatti por invasão ao CNJ

FOTO/REPRODUÇÃO

Nessa quarta-feira, 14, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti. A decisão, que ocorreu de forma unânime, diz respeito à invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A condenação ocorreu após o voto do ministro Luiz Fux, que seguiu o entendimento do relator, ministro Alexandre de Moraes. Os ministros destacaram que Carla Zambelli e Walter Delgatti se tornaram réus por crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. As ações aconteceram entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, conforme denúncia da PGR.

Segundo as investigações, as invasões aconteceram 13 vezes, e uma delas resultou na inserção de uma ordem de prisão contra o ministro Moraes, além de quebra de sigilo bancário e bloqueio de bens. Assim, ações foram consideradas tentativas de desestabilizar o sistema judiciário e influenciar decisões judiciais, reforçando a gravidade do ato.

De acordo com Moraes, a invasão dos sistemas do judiciário, a inserção de documentos falsos e a divulgação desses eventos na mídia são uma estratégia de desestabilização institucional. O ministro também afirmou que esses atos constituem uma ameaça à segurança e à integridade do Estado de Direito, especialmente após os eventos de 8 de janeiro.

Dessa forma, além de Moraes e Fux, votaram pela condenação os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino. A decisão resultou na condenação de Carla Zambelli a dez anos de prisão em regime fechado. Já Walter Delgatti sofreu uma condenação de oito anos de prisão. Ambos também terão que pagar uma indenização conjunta de R$ 2 milhões.

A sentença prevê ainda a perda do mandato parlamentar de Zambelli, que poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

 

 

Leia mais

VÍDEO: Homem morre e outro fica ferido em estacionamento de flutuante no Tarumã

Matheus Valadares

Homem é preso por cultivar ‘supermaconha’ em estufas na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

Chamadas por voz e vídeo superam envio de mensagens no uso da internet pelo celular no Brasil

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!