24.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
BrasilDestaques

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

A ação será analisada pela Primeira Turma, composta por cinco ministros, incluindo o relator Alexandre de Moraes.

© Agência Brasil/Arquivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta terça-feira (24), o julgamento sobre a possível transformação de Jair Bolsonaro e outros sete denunciados em réus no caso da tentativa de golpe. A denúncia foi apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o “núcleo crucial” da trama golpista, incluindo Bolsonaro, Braga Netto, Heleno, Ramagem, Torres, Garnier, Nogueira e Mauro Cid.

O julgamento ocorrerá em dois dias: terça-feira (24) e quarta-feira (26). A acusação aponta que Bolsonaro liderou uma organização criminosa entre 2021 e 2023 para desestabilizar a democracia, com envolvimento de militares e aliados, planejando atos violentos e um golpe de Estado. Os crimes incluem organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, com penas que podem superar 30 anos de prisão.

A defesa de Bolsonaro pediu a anulação da delação de Mauro Cid e o afastamento de ministros, além de alegar falta de acesso a provas. O STF decidirá em breve sobre os outros 26 denunciados.

Leia mais

Pai de família nega acusação de assédio por motociclista no bairro Petrópolis

Matheus Valadares

Itacoatiara FC vence Operário nos pênaltis (4-2) e é campeão do Amazonense Série B

Marcelo Maciel

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!