14 de novembro de 2025
DestaquesPolítica

STF pode tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação em processo contra seu pai

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pode se tornar réu por coação no curso do processo, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta sexta-feira (14) Moraes poferiu o voto favorável para abertura de uma ação penal contra o parlamentar. Ele é acusado de tentar influenciar o Judiciário e intimidar autoridades brasileiras.

Moraes destacou que, além de ameaças, Eduardo Bolsonaro concretizou ações que favoreceram sanções contra o Brasil, incluindo o fomento de medidas contra o país, em especial contra membros do Judiciário.

A denúncia partiu do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Ele argumenta que o deputado tentou influenciar o governo dos Estados Unidos a tomar ações que afetassem autoridades brasileiras. A atitude seria uma retaliação em função da condenação de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Meses atrás, o STF o condenou 27 anos e três meses de prisão por envolvimento no golpe de Estado fracassado.

O julgamento ocorre de forma virtual na Primeira Turma do STF. Os outros ministros, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia, devem votar até 25 de novembro. Caso a maioria do colegiado decida pela abertura da ação penal, a Corte irá acusá-lo formalmente, e a defesa apresentará provas e testemunhas.

Todavia, a defesa do deputado, por meio da Defensoria Pública da União (DPU), pediu a rejeição da denúncia. Ela alega que suas manifestações são um exercício legítimo de liberdade de expressão.

Sanções contra o próprio país

Além disso, Eduardo incentivou sanções do governo dos EUA contra o Brasil, como a imposição de tarifas e o cancelamento de vistos de ministros do STF.

A Casa Branca, sob a gestão de Donald Trump, também impôs sanções financeiras contra o ministro Alexandre de Moraes. A decisão inclui a proibição de negociar com empresas dos EUA, uma medida rara em disputas políticas internacionais.

Neste cenário, o caso de Eduardo Bolsonaro envolve não apenas questões jurídicas internas, mas também as tensões políticas internacionais, especialmente entre o governo Bolsonaro e a administração de Trump.

 

Leia mais

VEJA: Na guerra do tráfico, ‘Babidi’ morre e outro fica ferido no bairro da União

Matheus Valadares

EUA diminuem tarifas e Brasil vê avanço no comércio de café, carne e açaí

Matheus Valadares

Motociclista em Manaus é confundido com defunto após acidente

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!