24.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
DestaquesPolítica

STF interfere na decisão da Câmara dos Deputados sobre Alexandre Ramagem

Primeira Turma do STF reforçou a atuação do Judiciário na suspensão de ações penais

FOTO/REPRODUÇÃO

Nesta sexta-feira (9), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de votos, interferir na decisão da Câmara dos Deputados. A Câmara havia suspendido a ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) relacionada a uma suposta trama golpista.

Com placar de 4 a 0, os ministros entenderam que, embora a Constituição permita a suspensão de processos, ela não pode ser feita integralmente pelo Legislativo. Essa decisão aumenta a crise institucional no Brasil, evidenciando a sobreposição do Poder Judiciário sobre o Legislativo.

Ramagem continuará respondendo por três crimes: golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. Por outro lado, duas acusações ficam suspensas: dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, causando prejuízo à vítima e à preservação de patrimônio tombado.

Os ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Flávio Dino votaram favoravelmente à intervenção do STF. Essa decisão reforça o papel do Judiciário na preservação da ordem legal e na limitação de ações do Legislativo.

 

Leia mais

Mãe que foi presa após estuprador matar sua filha em Jutaí ganha liberdade

Matheus Valadares

Deputada Erika Hilton aciona Ministério do Direitos Humanos após morte de adolescente em Manaus

Matheus Valadares

Márcio Zanardi será o novo técnico do Amazonas FC na Série B

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!