4 de dezembro de 2024
DestaquesPolítica

STF pede que Bolsonaro explique bloqueio a jornalistas no Twitter

(Brasília - DF, 17/11/2020) Presidente da República Jair Bolsonaro, durante reunião da XII Cúpula de Líderes do BRICS (videoconferência). Foto: Marcos Corrêa/PR

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 10 dias para o presidente Jair Bolsonaro explicar o bloqueio de jornalistas em redes sociais. A decisão, publicada no domingo (1°), consta em uma ação ingressada na última semana pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

No pedido, a associação quer impedir que Bolsonaro bloqueie jornalistas no Twitter. A entidade afirma que, desde setembro de 2020, foram realizados 265 bloqueios por autoridades públicas contra 133 jornalistas. Bolsonaro teria sido responsável por 71 desses bloqueios.

A relatora da ação é a ministra Carmem Lúcia. Mas o prazo foi estipulado pela ministra Rosa Weber, que assumiu o plantão durante o recesso do judiciário. A Abraji alega que o bloqueio dificulta a atuação dos jornalistas, uma vez que “impede o profissional de conseguir impressões e interagir com o político”.

Até o dia 5 de julho, quando os dados foram divulgados, o presidente havia feito o bloqueio dos veículos The Intercept Brasil, Diário do Centro do Mundo, Aos Fatos, Congresso em Foco, Repórter Brasil e O Antagonista. Os últimos 3 foram bloqueados em junho deste ano.

Leia mais

VÍDEO: Garota ri após dar cigarro eletrônico a bebê e ele começar a tossir; polícia apura maus-tratos

Marcilon Souza

Jovem se recusa trocar de assento de avião com criança chorando e é atacada por mulher revoltada: ‘não tem empatia’

Marcilon Souza

Revista britânica elege Endrick um dos jovens mais influentes do mundo

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais