26 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

STF reforça policiamento na casa de Bolsonaro após risco de fuga

O pedido de reforço foi iniciado por um ofício enviado pela Polícia Federal (PF) ao STF.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na tarde desta terça-feira (26/8) o reforço no policiamento da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão atende a um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou risco de fuga do ex-mandatário, atualmente em prisão domiciliar.

De acordo com o despacho, a Polícia Penal do Distrito Federal deverá realizar o monitoramento em tempo integral das medidas cautelares impostas a Bolsonaro. Além disso, equipes farão a vigilância em tempo real no endereço residencial do réu.

“Verifica-se adequado e necessário o monitoramento do réu e investigado Jair Messias Bolsonaro, em complemento às medidas cautelares impostas, de modo a assegurar a aplicação da lei penal”, escreveu Moraes.

Monitoramento sem exposição midiática

Na decisão, o ministro destacou que o acompanhamento policial deve ser discreto, evitando exposição indevida e medidas intrusivas na residência ou que possam perturbar a vizinhança. A ordem busca garantir que o monitoramento seja eficaz sem comprometer a privacidade ou gerar repercussão desnecessária.

Pedido de Lindbergh Farias motivou ação

O pedido de reforço foi iniciado por um ofício enviado pela Polícia Federal (PF) ao STF. Ele está baseado em uma solicitação do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara. No documento, o parlamentar pediu o reforço da segurança para prevenir uma possível tentativa de fuga por parte do ex-presidente.

A PGR, em parecer enviado ao Supremo, apoiou o pedido da PF. Ela recomendou a presença de equipes de prontidão, com checagem constante do sistema de monitoramento eletrônico no entorno da residência de Bolsonaro.

 

Leia mais

Argentina investiga suposto esquema de corrupção envolvendo irmã de Javier Milei

Matheus Valadares

Após bebedeira, idoso é encontrado morto em balneário de Manacapuru

Matheus Valadares

Padrasto é preso por estuprar enteada de 12 anos na presença da mãe em Alvarães

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!