30.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

STF vai julgar ação contra o salário vitalício de ex-governadores

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu enviar ao plenário a ação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que pede para que todos os Estados deixem de pagar salários vitalícios a ex-governadores.

No Amazonas a ação atinge Amazonino Mendes, Eduardo Braga, Omar Aziz e José Melo.

Na ação enviada ao Supremo, o procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu que essas práticas contrariam os princípios republicano da igualdade, da moralidade e da impessoalidade, além de invadir a competência da União para dispor sobre normas gerais de Previdência Social.

O PGR também afirmou que a maioria das normas estaduais foi impugnada por meio de ações já julgadas pelo STF, que reconheceu a inconstitucionalidade do benefício. Mesmo assim, ele diz que o interesse processual persiste, porque o benefício continua sendo pago, ainda que de forma temporária, em alguns estados.

Ele citou como exemplo o Maranhão, que vinha pagando pensões a ex-governadores até o ano passado, quando foram suspensas pelo atual governador, Flávio Dino. Porém, de acordo com o PGR, há notícias de que o pagamento persistiria em Santa Catarina, Acre, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Amazonas, Rondônia, Paraíba, Sergipe e Pará por razões processuais, pela edição de novas leis e pelo reconhecimento do direito adquirido aos beneficiários.

Leia mais

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

Matheus Valadares

Polícia prende homem que m@tou cachorro da ex-companheira em Tefé

Matheus Valadares

Segunda Parada Natalina da Prefeitura de Manaus encanta milhares de pessoas na Ponta Negra

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais