O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, declarou nesta quarta-feira (6) que a autarquia oferecerá apoio integral à reconstrução da fábrica da Effa Motors. Na tarde de ontem (5), um incêndio de grandes proporções destruiu o galpão da empresa, no Distrito Industrial II, zona leste de Manaus.
De acordo com Saraiva, a diretoria da empresa está profundamente abalada com a situação. Desse modo, o corpo técnico da Suframa acompanha o caso desde os primeiros momentos do incidente.
O superintendente ressaltou que já mobilizou a equipe da autarquia para acelerar processos burocráticos e contribuir com a reestruturação da empresa. Por ser a única na região a fabricar veículos utilitários, fogões e caçambas, ela possui consideração estratégica para o Polo Industrial de Manaus
Quanto ao incêndio, Saraiva afirmou que o Corpo de Bombeiros segue atuando no local e que um laudo técnico está em elaboração. Mesmo assim, ele informou que a situação está sob controle, com a presença contínua das forças de segurança garantindo estabilidade no perímetro da fábrica.
Para ele, a perda da Effa Motors representa um forte impacto não só na economia local, mas também no sentimento da comunidade industrial. Pelo fato da tragédia também ser um evento traumático, o momento, de acordo com Saraiva, exige “cautela e união”.
Em relação a incentivos financeiros, o superintendente explicou que as empresas do Polo Industrial de Manaus já contam com benefícios fiscais e que, diante de situações emergenciais como esta, é possível solicitar suporte junto a instituições como o Banco da Amazônia (BASA) e a Sudam.
Por fim, Saraiva reforçou que a Suframa está articulando ações com o governo federal para garantir que a reconstrução aconteça de forma ágil e eficiente, prestando todo o suporte necessário à empresa.