Manaus – Antônio Carlos de Oliveira Rodrigues Filho, o vulgo “Urso”, foi preso, na quarta-feira (22), suspeitos de envolvimento em seis execuções no estado do Pará e que estava se escondendo no Amazonas. “Urso” faz parte de uma facção criminosa no Pará e continuava atuando mesmo foragido em Manaus.
A prisão foi realizada por meio do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), em ação conjunta com a Polícia Civil do Pará (PCPA) e a Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária (DIPJ/PC-AM).
De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP, “Urso” autuava no grupo criminoso autorizando execuções e planejando ataques contra agentes de segurança pública. Um dos crimes mais recentes atribuídos a ele teria sido cometido para tomar posse de um terreno estratégico, permitindo a chegada de drogas pelo Rio Maguari, que conecta a região de Ananindeua à capital paraense.
Nesse caso, Antônio teria ordenado a expulsão de moradores da área e, diante da resistência, mandou executar um dos proprietários das terras, assumindo o controle. Após receber informações da sua localização, “Urso” foi preso no conjunto Viver Melhor, no bairro Lago Azul, na zona norte de Manaus.
Ainda segundo o delegado, Antônio continuava mantendo vínculo com narcotraficantes do Amazonas, como por exemplo, Blendon de Souza Campos, o BL, apontado como “braço direito” de um narcotraficante que opera na zona sul da cidade.
As investigações continuam. Antônio Carlos responderá por homicídio, passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
Veja vídeo: