A Polícia Civil deteve Lucas Anésio Moraes e Manuel Ramos Farias Neto em Manaus, por suspeita de participação em um esquema de golpe virtual e receptação de produtos ilícitos. Ademais, a prisão ocorreu sob a coordenação da delegada Elizabeth de Paula, do 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Segundo informações, a vítima relatou a venda de um computador com uma placa de vídeo GeForce RTX, avaliado em R$ 8.200. Após a negociação, a vítima entregou a CPU a um motorista de aplicativo, mas o pagamento não creditou em sua conta.
Após sofrer o golpe, a vítima registrou um boletim de ocorrência e, com as investigações em andamento, a polícia localizou o endereço onde o computador foi entregue. Lá, os policiais encontraram Lucas Anésio Moraes, que logo confessou a venda do equipamento por apenas R$ 3 mil a Manuel Ramos Farias Neto.
A polícia informou que Manuel confirmou a compra. Ele reconheceu não ter qualquer documentação que comprovasse a origem do produto, como uma nota fiscal. Lucas também admitiu ter enviado outros itens adquiridos de forma ilícita para fora de Manaus. Isso sugere um possível esquema de comercialização de eletrônicos obtidos por meio de golpes virtuais.
Após as prisões, as autoridades autuaram Lucas por estelionato, na modalidade de fraude eletrônica, e Manuel, por receptação. A dupla passou por audiência de custódia e segue à disposição da Justiça.