8 de janeiro de 2026
DestaquesEsportes

Taça das Favelas chega ao Amazonas com promessa de transformação social pelo esporte

Competição reúne 32 equipes e garante vaga na final nacional em São Paulo

FOTO/REPRODUÇÃO

A Central Única das Favelas (Cufa) Amazonas anunciou oficialmente a chegada da Taça das Favelas ao estado. Reconhecido como o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, o projeto tem como principal objetivo:

  1. Promover a inclusão social
  2. Valorizar a juventude das periferias
  3. Fortalecer o esporte como ferramenta de transformação.

As inscrições estarão abertas de 7 a 15 de junho, exclusivamente pelo site oficial da Cufa. Ao todo, a competição contará com 16 equipes masculinas e 16 equipes femininas, organizadas em 4 grupos de 4 times. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para a fase mata-mata, que levará à grande final.

Primeiramente, a grande final regional será realizada no dia 30 de agosto. Portanto, os campeões das categorias masculina e feminina terão a honra de representar o estado do Amazonas na final nacional, que ocorrerá em São Paulo, com a presença de representantes de todo o Brasil.

Taça das Favelas: mais que um torneio

Criada pela CUFA, com apoio de diversos parceiros públicos e privados, a Taça das Favelas vai além do esporte. Dessa forma, o projeto busca revelar talentos, aumentar a autoestima das comunidades e abrir portas para a visibilidade e inserção social.

Por fim, para se ter uma ideia do impacto, atletas como Patrick de Paula (Palmeiras e Botafogo), João Pedro (Fluminense e Brighton) e Marquinhos Cipriano (São Paulo e Shakhtar Donetsk) deram seus primeiros passos neste campeonato.

Leia mais

Flamengo faz terceira oferta por Kaio Jorge, mas Cruzeiro rejeita

Matheus Valadares

VEJA: Cobra jiboia é resgatada de telhado em Manacapuru

Matheus Valadares

Conheça a casa do BBB 26: primeiras fotos são reveladas

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!