9 de setembro de 2025
AmazonasDestaques

Tacacazeiras podem se tornar patrimônio cultural do Brasil

Foto: Divulgação

Manaus – O modo de fazer, servir e vender tacacá que caracteriza o trabalho das tacacazeiras pode se tornar patrimônio cultural do Brasil. A informação é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que realiza neste sábado (24), às 9h, uma reunião com as tacacazeiras amazonenses na sede da superintendência, localizada na Travessa Doutor Vivaldo Lima, nº 13 a 17, Centro.

Foto: Reprodução

Em parceria com o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Sacaca/Ufopa), a reunião faz parte da etapa da pesquisa sobre o tema que será realizada também nos estados do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins para orientar o processo de registro do Ofício de Tacacazeira como patrimônio cultural do Brasil.

Assim, o registro do ofício de tacacazeira tem o sentido de trazer à luz e valorizar um ofício e um saber especiais que dizem da riqueza cultural do país, da complexidade dos sistemas culinários amazônicos, de um paladar bem específico, amplamente disseminado em vários estados e cidades e imerso em um universo simbólico denso, e de uma prática tradicional que é também meio de vida para muitas famílias.

Leia mais

Três fotógrafos ficam feridos em acidente de trânsito no bairro São Jorge

Matheus Valadares

Carro desgovernado invade cafeteria na Avenida do Turismo

Matheus Valadares

Árbitro da FAF é acusado de agredir jogadora do Manaus FC e é afastado das funções

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!