A Polícia Civil realizou a prisão preventiva de um homem, de 37 anos, pelo crime de estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12 anos. A ação ocorreu de maneira conjunta entre a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC).
O crime aconteceu em um beco no bairro Gilberto Mestrinho, zona leste de Manaus, no dia 22 de setembro deste ano. De acordo com a delegada Mayara Magna, na ocasião do crime, a adolescente estava levando a irmã de oito anos para a escola quando se deparou com o homem no beco. Ele a abordou, tocou-a, enforcou-a e praticou atos libidinosos.
“A irmã, ao presenciar a situação, pediu socorro, e, por isso, ele fugiu correndo. A equipe de investigação foi ao local, pois ainda não conhecíamos as vítimas. Providenciamos o Boletim de Ocorrência (BO), identificamos as vítimas e também o autor. No dia do crime, ele utilizava uma motocicleta, o que nos permitiu identificá-lo na cena do crime”, explicou a delegada.
Conforme Mayara Magna, após um intenso trabalho de inteligência realizado pela equipe da Depca, foi solicitada a prisão preventiva do suspeito, além de pedidos de busca e apreensão nos locais onde ele poderia estar.
“Na manhã de ontem, fomos cumprir a prisão e as buscas, mas descobrimos que ele não estava mais em Manaus. Ele havia se deslocado para o estado de Santa Catarina, onde estava trabalhando. Entramos em contato com a PCSC e, após diligências, o delegado Victor Hugo Dutra, que permaneceu em campana, conseguiu efetuar a prisão do autor em seu novo emprego”, detalhou.
No depoimento da vítima, foi relatado que ela já vinha sendo observada pelo homem, que parecia estar analisando sua rotina para escolher o momento ideal de agir. “Ele não era morador do bairro, mas frequentava o local. Ele também possui passagem pela polícia, na Delegacia da Mulher, por ameaça contra a ex-companheira”, concluiu.
Procedimentos
O homem responderá por estupro de vulnerável. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.