26.3 C
Manaus
30 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Tarcísio evita reunião com Alckmin sobre tarifa de 50% imposta por Trump

Ricardo Stuckert/PR

Aliados do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), são contrários à participação dele em uma possível reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Na ocasião, o vice-presidente e o governador de SP irão discutir a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

Reunião proposta por Ibaneis Rocha

A princípio, o encontro está sendo articulado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), presidente do Fórum dos Governadores. Ele se reuniu com Alckmin na segunda-feira (28/7), mas ainda não convidou Tarcísio oficialmente para o diálogo.

Fontes do governo paulista informaram que não há previsão de reunião com representantes do governo federal antes de 1º de agosto, data em que a nova taxa norte-americana começa a valer.

Falta de efeitos práticos imediatos

De acordo com integrantes do Palácio dos Bandeirantes, o governo paulista prefere aguardar a efetivação da medida por parte dos EUA antes de agir. Para os aliados de Tarcísio, ainda há incertezas sobre os termos reais da tarifa, cuja única base conhecida é a carta enviada por Donald Trump ao governo brasileiro no dia 9 de julho.

Desconfiança quanto às intenções dos EUA

Aliados de Tarcísio avaliam que o governo americano pode ter outras motivações além das políticas e da suposta “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mencionada no comunicado oficial da Casa Branca. Eles acreditam que mais informações virão à tona somente após o início da aplicação da tarifa.

Trump ignora parlamentares brasileiros

O entorno do governador também observa que o presidente americano não demonstra disposição para dialogar com governadores ou parlamentares brasileiros. Como exemplo, citam a comitiva de senadores atualmente nos EUA, que não conseguiu reuniões de alto nível com o governo norte-americano.

Medidas já adotadas por Tarcísio

Tarcísio de Freitas, por sua vez, já anunciou medidas para mitigar os impactos econômicos da nova tarifa. Uma delas é a criação de uma linha de crédito com juros subsidiados e a liberação de crédito de ICMS para empresas exportadoras em São Paulo.

Reunião pode fortalecer Alckmin politicamente

Para aliados próximos, uma conversa com Alckmin neste momento seria inócua. Segundo eles, o próprio presidente Lula (PT) já admitiu que o vice não tem obtido respostas concretas do governo Trump.

Mais do que resultados práticos, uma eventual reunião com Alckmin poderia fortalecer politicamente o vice-presidente — potencial rival de Tarcísio em 2026. O cenário seria diferente se Alckmin já tivesse uma agenda confirmada com autoridades de alto escalão dos EUA. Desse modo, a reunião daria um peso institucional maior.

 

Leia mais

Samba Manaus anuncia última edição em 2026 e promete despedida histórica

Matheus Valadares

URGENTE: Acidente envolvendo equipe do cantor Pablo deixa uma pessoa morta

Marcilon Souza

Homem é torturado e morto com mais de 15 tiros no bairro Colônia Santo Antônio

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!