25 de novembro de 2025
AmazonasDestaques

Governo Wilson Lima acumula crises com nova suspensão de contratos pela Seduc

Uma decisão monocrática publicada nesta segunda-feira (24) pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) determinou a suspensão imediata dos pagamentos e de qualquer aditivo relacionados aos contratos nº 34/2024 e 35/2024 da Secretaria de Educação (Seduc). A medida empurra o governo Wilson Lima para o centro de mais uma crise envolvendo a pasta. A princípio, a gestão já acumula histórico de contratações contestadas e relações recorrentes com empresas como a BC Sobrinho. Ela, inclusive, é frequentemente citada em processos milionários dentro da Seduc.

Primeiramente, a decisão ocorre em um ambiente de crescente desconfiança sobre a gestão de contratos da Educação. No mesmo documento, o TCE apresentou outra análise técnica sobre uma representação da empresa CS Brasil Frotas S.A. Na época, ela denuniciou possíveis irregularidades no Pregão Eletrônico nº 125/2025-CML/PM, bem como restrição à competitividade e omissão de informações sobre a duração do contrato.

De acordo com o relator, embora a representação tenha passado pela admissão, não houve concessão de cautelar. Portanto, nesse caso específico já existe uma decisão liminar da 4ª Vara da Fazenda Pública que suspende o pregão. Para o TCE, reabrir o debate em paralelo violaria o princípio da segurança jurídica e causaria decisões conflitantes.

Prejuízo ao erário

No trecho da decisão, o Tribunal reforça que a adoção de medidas cautelares são necessárias quando presentes, de forma cumulativa, a probabilidade do direito (fumus boni iuris) e o risco de dano ou prejuízo ao erário (periculum in mora). No caso do pregão, tais requisitos não estariam configurados devido à atuação prévia do Judiciário.

Já nos contratos da Seduc, a suspensão é considerada necessária diante do risco de prejuízo. Além disso, houve a necessidade de evitar a consolidação de atos que possam dificultar eventual responsabilização futura.

Por fim, a decisão, somada ao histórico de questionamentos envolvendo a Seduc, coloca novamente o governo Wilson Lima sob pressão política e institucional. Ademais, a pasta vive um momento em que a área da educação se mantém como uma das mais sensíveis e criticadas do governo de Wilson Lima.

Confira a decisão

 

 

 

Leia mais

Copa da Floresta Delas chega à fase decisiva em Borba com quatro campeãs regionais

Matheus Valadares

Pais denunciam erro médico após filho morrer em hospital de Manaus

Matheus Valadares

Generais da reserva Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira são presos e levados ao Comando Militar do Planalto

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!